BANNER PMJM
cmjm 2

Mulheres destaques na política e no trabalho social são homenageadas pelos vereadores em Monlevade

Dorinha Machado, Marinete Rodrigues e Luzia Nunes receberam o diploma "Mulher Construtora da Democracia"

Por Redação - Portal Notícia1 em 11/03/2022 às 10:53:46

Dorinha Machado, Marinete Rodrigues e Luzia Nunes receberam o diploma "Mulher Construtora da Democracia" - Foto: Flávio Lial/Acom CMJM

Nessa quarta-feira, 9, a Câmara Municipal de João Monlevade homenageou três mulheres com o diploma "Mulher Construtora da Democracia". A entrega da homenagem atende à Resolução 588/2012 e é em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.

O diploma foi entregue a Dolires Pereira Machado, conhecida como Dorinha Machado ex-vereadora e ex-presidente da Câmara; Luzia Soares Nunes, membro da Pastoral da Criança e Associação dos Usuários da Saúde Mental (ASSUME), e Marinete Freitas Nunes Rodrigues, presidente das Colônias Terapêuticas Bom Samaritano e Santa Luzia de Marilac. As homenageadas foram escolhidas por meio de uma comissão especial formada pelo vereador Pastor Lieberth, pela representante da imprensa, jornalista Cintia Araújo Tavares e a presidente do Conselho Municipal da Mulher Monlevadense, Maria Imaculada Marcelino Ferreira.

Durante o uso da palavra, as homenageadas agradeceram por terem sido indicadas para receberem o diploma. Elas foram unânimes em dizer da alegria e do amor em ajudar ao próximo. Por sua vez, os membros da comissão as parabenizaram e ressaltaram que eram justas as homenagens diante do trabalho desenvolvido por cada uma delas.

O vereador Pastor Lieberth enfatizou, dentre outras virtudes, a humildade das agraciadas. "É uma satisfação fazer parte desta homenagem e ter sido escolhido para ser membro da Comissão. Este evento é para enaltecer não somente estas mulheres que receberam o diploma, mas todas as mulheres que fazem a diferença na nossa cidade".

Em seu discurso, o vice-prefeito Fabrício Lopes agradeceu e parabenizou as homenageadas. "Vocês desenvolvem um trabalho de excelência. O legado que vocês conquistaram e nos ensinaram com o serviço prestado, é um exemplo para todos nós monlevadenses".

O presidente da Casa, Gustavo Maciel (Podemos), também destacou o trabalho que cada uma delas executa em prol daqueles que precisam. Maciel ainda ressaltou a importância em desenvolver políticas públicas voltadas para a defesa e garantia dos direitos das mulheres. "Desejo que todos os dias sejam de reflexão sobre a importância do papel da mulher na sociedade. Que a luta de vocês seja sempre respeitada e que cada vez mais os espaços na sociedade estejam abertos a vocês", destacou.

Sobre as homenageadas

Dorinha Machado foi ex-vereadora e ex-presidente da Câmara. Eleita pela primeira vez em 1991, exerceu cinco mandatos consecutivos. Atuou frente o Legislativo como presidente nos anos de 2009-2010. Também participou da mesa diretora como secretária em outros mandatos. Dorinha é a responsável pela criação dos projetos Câmara nas Escolas e Câmara Mirim. Foi autora da emenda à Lei Orgânica que proíbe o Nepotismo e responsável pela criação da Frente Parlamentar de Apoio a Duplicação da BR-381. Dorinha também atuou como Secretária Municipal de Trabalho Social na legislatura de 2017-2020. Além disso, Dorinha atua em atividades nas comunidades.

Também foi homenageada Luzia Soares Nunes. Ela é natural de João Monlevade, cidade em que vive até hoje. Formou na primeira turma de Magistério na cidade de Bela Vista de Minas. Luzia é casada e teve 3 filhos, um deles já falecido. Ela divide suas tarefas como dona de casa com trabalhos comunitários e em associações. Também atua como cuidadora de idosos, acompanhando pacientes nos hospitais, quando solicitada.

Ela é membro da Pastoral da Criança, onde por muito tempo ajudava no preparo da multimistura. Também é membro do Conselho da Saúde e da Assume (Associação dos Usuários de Serviço de Saúde Mental de João Monlevade). Na associação atua na defesa dos direitos dos pacientes do serviço da saúde mental.

A última homenageada foi Marinete Freitas Nunes Rodrigues. Ela é formada em Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Nasceu na cidade de Coronel Fabriciano, mas chegou ao município no ano de 1975. Trabalhou como secretária paroquial até o ano de 1984. Nesse período foi catequista, ministrava cursos de batismo, ministra da palavra, entre outras atividades. Em 1985, Marinete foi admitida como secretária no Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade e hoje, após 36 anos, permanece trabalhando como secretária do Departamento Jurídico do Sindicato. Desde 2012 trabalha na Comunidade Terapêutica Colônia Bom Samaritano e Colônia Feminina Santa Luiza de Marilac, exercendo atualmente a função de Presidente.


Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM