BANNER PMJM
cmjm 2

Semana D: Cartório Eleitoral e Acinpode querem garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência física às urnas em Monlevade

Pessoas com deficiência física poderão transferir sua seção eleitoral para a seção especial com acessibilidade

Por Redação - Portal Notícia1 em 17/03/2022 às 14:10:43

Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

O Cartório da 150ª Zona Eleitoral de João Monlevade, em parceria com a Associação dos Portadores de Deficiência (ACINPODE), vai promover entre os dias 21 e 25 de março a campanha intitulada "SEMANDA D". A ação é direcionada as pessoas com deficiência física para que elas transfiram a sua seção eleitoral para a seção especial com acessibilidade, no seu próprio local de votação. Durante a semana, serão disponibilizados agendamento e guichê exclusivos para o atendimento ao público.

O presidente da ACINPODE, Elias Goncalves, esteve na reunião ordinária dessa quarta-feira, 16, para reforçar a importância da campanha. "É uma forma de priorizarmos o atendimento destas pessoas, com agilidade e comodidade", disse. Para ele, a alteração de seção trará muitos benefícios para os eleitores, dando maior acessibilidade à nova seção eleitoral no dia da votação.

Elias também destacou que apesar da existência dessas seções especiais desde 2016, muitos deficientes físicos encontram barreiras no dia da eleição, como escadas, rampas inadequadas, por não terem feito a alteração da seção até a data limite.

O vereador Revetrie Teixeira (MDB) relatou que na última eleição passou por uma situação constrangedora. Segundo ele, que está cadeirante devido a síndrome de Guillain-Barré que contraiu em 2019, a sua seção eleitoral é na escola EMIP no terceiro andar. O parlamentar relatou que foi amparado por algumas pessoas, sendo carregado até o local de votação. "A Semana D será uma ação importante para garantir o direito de todas as pessoas com deficiência física poderem votar em um local com acessibilidade".

O vereador Marquinho Dornelas também endossou a importância da Campanha. Segundo ele, após ouvir os relatos da cidadã Dhaiana Mello sobre acessibilidade, durante a reunião da Comissão de Participação Popular na Casa, enviou ofício para o Cartório Eleitoral relatando a necessidade em fazer adequações dos locais de votação para atender as pessoas com deficiência.

Para fazer a troca de seção, basta ligar para a ACINPODE, no número (31) 3851-2948, ou entrar em contato pelo WhatsApp (31) 9 9654-8462 e solicitar o agendamento.

Agendamento eletrônico

Quem desejar, ainda pode se valer do agendamento eletrônico, via site do TRE de Minas, que será devidamente orientado, passo a passo, pela ACINPODE. Entretanto, o horário de agendamento será o mesmo disponibilizado ao público em geral, sem exclusividade.


Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM