BANNER PMJM
cmjm 2

Vereadores aprovam criação do Código Municipal dos Direitos dos Animais

Na reunião, também foi aprovado projeto que cria a Semana Municipal do Ciclista

Por Redação - Portal Notícia1 em 13/05/2022 às 12:27:28

Foto: Flávio Lial/Acom CMJM

Na reunião ordinĂĄria dessa quarta-feira, 11, os vereadores da Câmara Municipal de João Monlevade aprovaram, em primeiro turno, o projeto de lei 1.258/2022, que institui o Código Municipal dos Direitos dos animais em João Monlevade.

A matéria, de iniciativa do Executivo, visa legalizar os direitos dos animais de forma clara e definida, além de prever penalidades como advertĂȘncia e multa aos infratores que não cumprirem a lei. De acordo com a justificativa da matéria, o projeto é um marco legal para nortear o poder Público e a própria sociedade no que tange ao planejamento e implementação de ações e prĂĄticas saudĂĄveis, eficientes e duradoras de proteção e bem-estar animal.

Ainda segundo o texto, o projeto não possui apenas carĂĄter sancionador, mas sobretudo preventivo e educacional. A matéria ainda dispõe a respeito das penalidades, para quem descumprir a lei, como advertĂȘncia, multa e multa em dobro em caso de reincidĂȘncia.

São considerados maus tratos aos animais o abandono, mantĂȘ-los em locais inadequados ao porte e espécie, privação de necessidades bĂĄsicas como alimentação, abusos, entre outros.

O projeto ainda prevĂȘ o cadastro de animais domésticos no âmbito do município por meio do Registro Geral Animal (RGA). Este cadastro deverĂĄ ser implantado no prazo de 3 anos após a publicação da lei.

Semana Municipal do Ciclista

Também foi aprovado o projeto de lei 1.264/2022, de iniciativa dos vereadores Gustavo Maciel (Podemos) e Vanderlei Miranda (PL), que acrescenta os parĂĄgrafos 1Âș e 2Âș à Lei Municipal nÂș 2.242/17, que institui o Dia Municipal dos Ciclistas, comemorado em 19 de agosto.

A proposta, apresentada pelos parlamentares, é que próxima a data seja criada uma semana com atividades destinadas aos ciclistas. O objetivo é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, atividade esportiva e de lazer bem como atividades com a finalidade de conscientizar ciclistas, motoristas e pedestres sobre o mútuo respeito entre os usuĂĄrios do sistema de trânsito e o respeito à legislação. Além disso, a matéria visa incentivar políticas públicas municipais de mobilidade urbana com o uso da bicicleta, oferecendo condições para o seu uso de forma segura.

Mais aprovações

Em segundo turno e redação final, foi aprovado o Projeto de lei 1.263/2022, de iniciativa de todos os vereadores, que Reconhece o Título "Capital do Fio MĂĄquina" como próprio do município de João Monlevade e dĂĄ outras providĂȘncias.

Em segundo turno, foi aprovado o projeto de lei 1.248/2022, de iniciativa dos vereadores Belmar Diniz (PT), Gustavo Prandini e Gustavo Maciel (Podemos), que dispõe sobre a inclusão de obras de arte nas edificações de uso público ou coletivo. A matéria contém emenda apresentada pela Comissão de Legislação e Justiça e redação.

Também aprovada em segundo turno e redação final o Projeto de Lei 1.260/2022, de iniciativa do Executivo, que Altera a Lei Municipal nÂș 955, de 13 de dezembro de 1989, que institui o Plano de Cargos e SalĂĄrios da Prefeitura Municipal de João Monlevade, e dĂĄ outras providĂȘncias, criando trĂȘs vagas para o cargo de Assistente Social, trĂȘs vagas para o cargo de psicólogo e uma vaga para o cargo de Auxiliar de Necropsia. A matéria contém emenda apresentada pela Comissão de Legislação e Justiça e redação. O vereador Doro da Saúde absteve do voto na emenda e votou contrĂĄrio o projeto.


Comunicar erro
Banner SGRA

ComentĂĄrios

CMJM