BANNER PMJM
cmjm 2

ArcelorMittal promove exposição de retratos e exibição de filme com histórias dos moradores de João Monlevade

Evento acontece nesse sábado (21), às 19h, na Praça do Povo e cortejo com grupos culturais até a exposição, na Praça do Lindinho

Por Redação - Portal Notícia1 em 18/05/2022 às 14:27:40

Foto: Divulgação

Uma noite onde os moradores de João Monlevade, ao mesmo tempo, serão homenageados e artistas. Essa é a proposta do evento que acontecerá no próximo sábado (21), às 19h, na Praça do Povo, promovido pela ArcelorMittal, por meio da Fundação ArcelorMittal. Trata-se da abertura da exposição "Moradores | João Monlevade". Além de serem os protagonistas dos retratos – em grande formato – que compõem a exposição, os moradores também são personagens do filme curta-metragem que trará histórias da cidade contadas por eles próprios.

Essa será a continuidade da etapa do Projeto Moradores - A Humanidade do Patrimônio, que vem sendo realizado na cidade e visa valorizar as memórias afetivas e as histórias dos moradores de João Monlevade como o maior patrimônio que a cidade pode ter. No final do mês de abril foi montada uma tenda em diversas praças, quando cerca de 150 pessoas foram fotografadas e puderam contar um trecho de sua história com João Monlevade.

É exatamente a partir desse material registrado que foi possível montar a exposição, que contará com retratos dos moradores em grande formato (12 painéis de 4m x 2 m) e que ficará montada na Praça do Lindinho até o dia 29 deste mês.

Além do filme a ser exibido na Praça do Povo, acontecerá uma roda de conversa sobre "Patrimônio e Memória" e apresentação culturais de Congado de João Monlevade. Um varal fotográfico ficará montado na praça para que todas as pessoas que passarão pela tenda do Projeto Moradores possam retirar gratuitamente uma cópia de seu retrato, como sendo um singelo gesto de agradecimento por terem participado.

O projeto

O Moradores (www.projetomoradores.com.br) é uma produção da NITRO Histórias Visuais (www.nitroimagens.com.br), de Belo Horizonte. Criado em 2012, já passou por cinco estados brasileiros e 24 territórios. Fotografou e registrou a história de aproximadamente 3.800 pessoas. Foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como uma ação de sucesso em Educação Patrimonial.

A etapa do Projeto Moradores em João Monlevade tem o patrocínio da ArcelorMittal e da Fundação ArcelorMittal, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e o apoio da Prefeitura Municipal de João Monlevade e da Fundação Casa de Cultura.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal tem o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos. A Fundação atua em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte.

Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Realiza o Diversão em Cena, maior programa de formação de público para teatro infantil do Brasil, que leva uma programação regular de espetáculos de forma gratuita ou a preços populares para várias cidades do país. Já por meio do programa ArcelorMittal Forma e Transforma, a instituição promove iniciativas de formação de artistas, empreendedores e gestores culturais, além de promover a valorização e desenvolvimento da cultura das localidades, a partir de editais.

Em 33 anos de atuação, mais de 10 milhões de pessoas foram atendidas pelas iniciativas promovidas pela Fundação ArcelorMittal. Saiba mais em: www.famb.org.br

Sobre o programa Forma e Transforma

Há mais de uma década, o programa Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento da cultura local, promovendo a formação artística e empreendedora, valorizando o patrimônio das localidades e estimulando o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. O programa realiza editais via Leis de Incentivo à Cultura.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM