BANNER PMJM
cmjm 2

Monlevade terá Festival Gastronômico em julho

Prefeitura publicou edital para bares e restaurantes que queiram participar do festival

Por Redação - Portal Notícia1 em 02/06/2022 às 14:56:36

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Fundação Casa de Cultura, abriu edital para credenciamento de restaurantes, bares e similares interessados em participar da primeira edição do Mistura – Festival Gastronômico e Cultural de João Monlevade. Serão selecionados dez estabelecimentos para a comercialização de comidas e quatro para bebidas.

O Festival, agendado para os dias 2 e 3 de julho, na Praça do Povo, com shows musicais, é um dos eventos que acompanham a cerimônia de geminação do município com a cidade luxemburguesa Esch Sur-Alzette (declaração de cidades-irmãs), que será realizada no dia 30 de junho. A programação completa será divulgada em breve.

Os selecionados na categoria de comida terão que elaborar pratos que combinem ingredientes da cozinha mineira e de tradições culinárias de Luxemburgo, conforme critérios previstos em regulamento. Eles vão receber tutoria online e gratuita de professores do Curso Superior Tecnológico em Gastronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG) e de professores do Curso Superior de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), para aprimoramento do conceito dos pratos propostos.

Para se inscrever é necessário encaminhar toda a documentação prevista no edital (acesse o documento clicando aqui) à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, na sede da Prefeitura, até o próximo dia 8 de junho, no horário de 8h as 10h e de 13h30 as 16h.

Haverá troféus para os três melhores pratos escolhidos por votação popular, que será realizada durante o festival por meio de dispositivo eletrônico.

Relações

O Mistura integra uma série de ações de natureza cultural e turística iniciadas em março, quando foi lançado o projeto transmídia "A Colônia Luxemburguesa", idealizado pela historiadora e cineasta Dominique Santana.

O trabalho de Dominique, luxemburguesa de ascendência brasileira, explora o legado histórico das relações entre Luxemburgo e João Monlevade, a partir da migração de luxemburgueses para o município nos anos 1930 para a implantação da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira.

O projeto da historiadora envolveu a instalação do quiosque [L]Aço, um espaço interativo instalado na Praça do Povo, onde permanecerá até outubro.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM