BANNER PMJM
cmjm 2

"Nossa região merece e deve eleger pelo menos dois deputados estaduais", afirma o ex-prefeito João Izael

Empresário é candidato a deputado estadual e destacou a necessidade de mais representatividade do Médio Piracicaba na Assembleia Legislativa

Por Redação - Portal Notícia1 em 01/09/2022 às 20:19:50

Foto: Cíntia Araújo/Portal N1

"O Médio Piracicaba merece e deve eleger pelo menos dois deputados estaduais nestas eleições". A fala é do ex-prefeito de Itabira, João Izael (PMN), empresĂĄrio que é candidato à deputado estadual este ano. Segundo João, o grande valor econômico que Itabira e municĂ­pios vizinhos tem para Minas Gerais credencia a região a ter representantes fortes na Assembleia Legislativa.

Outro ponto destacado pelo ex-prefeito é que, em sua opinião, a região encontra-se enfraquecida. "Gerdau, Vale, ArcelorMittal, são grandes empresas que tĂȘm operações ou instalações em nossas cidades. No entanto, o Médio Piracicaba não tem o reconhecimento que deveria por parte dos governos estadual e federal. Não temos investimentos reais. Um exemplo é a BR-381", destacou ele. O empresĂĄrio, que foi vice-prefeito e prefeito por dois mandatos seguidos, opinou que uma das justificativas para a falta de investimentos é melhor conhecimento de gestão pĂșblica e habilidade para negociação com os poderes executivos.

"Ainda estão limitados à ideia de que deputado deve criar leis e fiscalizar o Executivo. Ser deputado vai muito mais além. É conhecer a realidade de cada região, é saber como uma emenda parlamentar deve ser colocada em prĂĄtica pelas prefeituras. Como ex-prefeito, conheço a realidade do Poder Executivo. Sei como identificar a necessidade de determinado municĂ­pio, explorar seus potenciais. Tenho conhecimento da mĂĄquina pĂșblica para desenvolver as cidades", pontuou.

Polo de conhecimento e diversidade econômica

A questão educacional e de conhecimento acadĂȘmico é um ponto de destaque nas propostas de João. Foi na gestão dele enquanto prefeito que foi instalado o campus da Universidade Federal de ItajubĂĄ (Unifei), em Itabira. "Infelizmente, não houveram avanços concretos para o crescimento do campus. Muitas reuniões e conversas, mas poucos resultados", declarou.

A cidade vizinha, João Monlevade, tem os campus da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). São Gonçalo do Rio Abaixo pleiteia um campus da Ufop no municĂ­pio. "Economia e conhecimento são pilares para o desenvolvimento do Médio Piracicaba. É preciso e possĂ­vel desenvolver projetos que atraiam os estudantes e que os façam ficar na região, e isso só é possĂ­vel com emprego. Da mesma forma, hĂĄ meios de incentivar as empresas a aproveitarem a mão-de-obra qualificada", endossou ele. Ainda na questão econômica, João Izael lembrou da diversidade existente no Médio Piracicaba.

"Temos uma indĂșstria forte, um comércio altamente atrativo e desenvolvido e também produtores rurais com produtos de extrema qualidade" citou ele. João Izael lembrou que enquanto prefeito, investiu nas melhorias da estradas que ligam os distritos à Itabira. "É preciso fazer esse trabalho, esse investimento nos distritos, pois é por meio dessas estradas que o produtor rural leva seus produtos aos grandes centros, onde comercializa suas mercadorias. Solicitar às prefeituras que apresentem projetos para que enquanto deputado possa destinar verbas para essas obras é o que quero enquanto legislador", disse.

Segurança PĂșblica

A segurança pĂșblica também foi lembrada pelo candidato a deputado estadual. "O que mais vi nos Ășltimos anos é destinação de verba para compra de viaturas. É importante? Sim. Mas dĂĄ para fazer mais", pontou ele. Segundo João Izael, tão importante quanto equipar as polĂ­cias e forças de segurança é trabalhar na capacitação dos policiais e agentes. "O crime evoluiu. O Governo não dĂĄ estrutura ou capacitação pra que nossos policiais evoluam também. Hoje as forças de segurança trabalham muito mais na repressão ao crime, com um déficit muito grande. Informatizar as forças de segurança e, paralelo a isso, cobrar do Governo a abertura de novos concursos é urgente", citou João Izael.

Finalizando a entrevista, o candidato a deputado citou como seu diferencial o conhecimento sobre o Poder Executivo. "Ter sido prefeito me permitiu conhecer a mĂĄquina pĂșblica do ponto de vista de executar as ações, saber como transformar projetos em realidade. Assim, como deputado, conseguirei destinar as emendas e verbas para execução dos projetos jĂĄ que conheço o caminho. Consigo fazer o caminho inverso, mostrar aos prefeitos e prefeitas como elaborar propostas que desenvolvam suas cidades. Ajudei a desenvolver Itabira. Quero agora trabalhar na Assembleia Legislativa para desenvolver a nossa região e fazer com que o Médio Piracicaba conquiste o respeito e a posição que merece junto ao governo de Minas Gerais", finalizou João Izael.

Comunicar erro
Banner SGRA

ComentĂĄrios

CMJM