BANNER PMJM
cmjm 2

Cidadão Honorário: diretor da ArcelorMittal Monlevade recebe título na Câmara Municipal

Fabiano Cristeli foi estagiário da usina onde hoje é diretor

Por Redação - Portal Notícia1 em 22/09/2022 às 17:33:25

Foto: Flávio Lial/Acom CMJM

Na noite dessa quarta-feira, 21, a Câmara Municipal de João Monlevade concedeu o título de Cidadão Honorário do município a Fabiano Cristeli de Andrade. A homenagem foi proposta pelo vereador Thiago Titó (PDT), como "reconhecimento do povo monlevadense por seu comprometimento profissional e social com o município, à frente da ArcelorMittal Monlevade, promovendo a geração de empregos diretos e indiretos".

Fabiano Cristeli é natural de Sete Lagoas. Em 1998, veio para João Monlevade trabalhar na usina como estagiário. Após passar por várias funções na empresa, em 2019 assumiu a direção da ArcelorMittal Monlevade, respondendo por todas as operações da usina no município.

Em discurso, Fabiano agradeceu e falou da satisfação em receber a homenagem de Cidadão Honorário e lembrou da sua trajetória profissional. "Não poderia deixar de falar do aço. Foi justamente o aço que fez com que a minha história e a de João Monlevade se cruzassem em 2001, quando ainda na universidade tive a oportunidade de estagiar na Usina. Aquele estágio se transformou em meu primeiro desafio profissional. Então, empregado, me mudei para esta cidade iniciando uma trajetória que valorizo muito dentro da empresa. Agradeço a todos amigos e colegas da usina que compartilharam sua jornada comigo".

Ainda em sua fala, Cristeli destacou as conquistas pessoais que teve no município. "Aqui nesta cidade construí o meu maior patrimônio: a minha família. Nestes quase 20 anos morando aqui, aprendi o que é ser monlevadense. A partir de agora posso dizer: sou de Sete Lagoas, onde nasci, mas também sou de Monlevade, cidade que me adotou como filho".

O vereador Thiago Titó, autor da homenagem, relatou a alegria em poder conceder a honraria ao Fabiano. Ele lembrou que foi através de um amigo em comum que conheceu o homenageado, há alguns anos. "Para mim, é muito gratificante estar vereador e ter a oportunidade de prestar homenagem a pessoas como o Fabiano. Ele é uma pessoa determinada, focada, integro, responsável naquilo que faz e com certeza de reputação ilibada."

Titó ainda salientou as qualidades profissionais de Cristeli. "Na direção da usina, Fabiano se tornou protagonista em várias ações em apoio à comunidade monlevadense, inclusive no período da pandemia. Seu papel também foi fundamental para que nossa cidade tivesse um cenário melhor naquela ocasião, quando você intermediou recursos para o setor de saúde e para área social".

O prefeito Dr. Laércio Ribeiro e o vice-prefeito Fabrício Lopes, parabenizaram e destacaram o legado profissional do homenageado. Além disso, eles endossaram a importância do papel do diretor da Usina em contribuir com o município, principalmente em momentos difíceis, como no caso da pandemia do Covid-19.

Por fim, o presidente da Casa, Gustavo Maciel, ressaltou a boa gestão e a sensibilidade de Fabiano em buscar ajuda para o município. Além disso, Maciel lembrou dos desafios que virão com a expansão da Usina. Ainda em sua fala, o presidente recordou que a Câmara aprovou um projeto e que agora o município é reconhecido como "Capital do Fio Máquina", destacando a qualidade do aço produzido. "Isto é motivo de satisfação para todos nós monlevadense, e tenho certeza de que também é para o Fabiano, que está a frente da empresa e toda sua equipe".

Sobre o homenageado

Fabiano Cristeli de Andrade nasceu na cidade de Sete Lagoas. Lá, ele teve o seu primeiro emprego numa gráfica da família, onde se dedicou à empresa até completar 17 anos. Posteriormente, no ano de 1997, se formou no curso de Técnico em Química.

Sua primeira experiência com a área de formação, foi na EMPRAPA "Pesquisa de Milho e Sorgo", como estagiário. Em 2003, formou-se no curso de Engenharia Metalúrgica, na UFMG. Durante a graduação, teve a oportunidade de fazer alguns estágios profissionais, e no de 1998, veio para João Monlevade fazer um estágio na usina da cidade.

Já no ano de conclusão do curso, participou de um processo seletivo para a vaga de engenheiro de Alto Forno A, na usina de João Monlevade e foi aprovado.

Com 19 anos de empresa, foi Gerente de Área de Produção de Gusa e Gerente de Redução, respondendo pela Área de Sinterização, Alto Forno e Matérias Primas.

Em 2019, Fabiano assumiu a Diretoria da ArcelorMittal Monlevade, respondendo por todas as operações da empresa no município.

Foi homenageado no ano de 2022 pela FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) com a Medalha do Mérito Industrial. A honraria é entregue desde 1960 às lideranças que despontam pelo pioneirismo, arrojo e presença na vida das comunidades onde estão instalados os seus negócios.

Hoje, à frente da ArcelorMittal Monlevade, Fabiano Cristeli lidera o negócio na produção de aço que resulta em inúmeros benefícios para a cidade e região, sendo o atual diretor da empresa que gera mais de 1.000 empregos diretos e centenas de outros empregos indiretos.

Além disso, na parte social, ele está à frente da Fundação ArcelorMittal Monlevade, onde presta relevantes serviços para a sociedade.

Na sua atual gestão, se destacou comprovadamente com apoio à comunidade monlevadense durante a pandemia. Intermediou recursos financeiros para o município, como por exemplo, o investimento da empresa de R$ 4 milhões de reais na saúde pública.

Foi anunciado na sua gestão o início do funcionamento do Laminador 3 da ArcelorMittal Monlevade (que havia sido construído em 2015) e a retomada do projeto de expansão da Usina Monlevade (iniciado em 2008).

Depois de concluído, isso possibilitará dobrar a capacidade produtiva da usina, proporcionando mais renda e empregos na nossa cidade.


Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM