BANNER PMJM
cmjm 2

Polícia Civil resgata idosos em situação de maus-tratos em João Monlevade

Cinco idosos foram resgatados de estabelecimento no bairro ABM. Homem apresentado como enfermeiro não tem registro no conselho da classe

Por Redação - Portal Notícia1 em 22/09/2022 às 18:01:36

Foto: Cíntia Araújo/Portal N1

A Polícia Civil de Minas Gerais, em conjunto com a Polícia Militar, resgatou idosos em situação de maus-tratos em João Monlevade, em uma instituição localizada à rua Espírito Santo, no bairro ABM. A medida faz parte da Operação Vetus III, que engloba a apuração de denúncias; instauração de inquéritos; realização de diligências aos abrigos ou residências de idosos vítimas de violência; e cumprimento de mandados judiciais.

Conforme apurado pelo Notícia1, cinco idosos que estavam internados foram resgatados imediatamente do local após constatação de condições de insalubridade. Os trabalhos foram acompanhados por órgãos de fiscalização e pelo serviço social. Os idosos foram retirados do local e acolhidos em outro estabelecimento, sob responsabilidade da Prefeitura

Dentre os pontos destacados pelas autoridades destacam-se que as dependências do estabelecimento visitado não contavam com acessibilidade adequada nem condições de higiene e salubridade em relação aos dormitórios. Além disso, a alimentação e armazenamento de medicamentos estavam precários. A quantidade de pessoas no local não atendia aos 13 internados no espaço, já que além dos idosos, havia dependentes químicos e pessoas com deficiência física ou mental.

As autoridades constataram também que não havia organização quanto a prontuários e receitas, e ainda, que o homem apresentado como enfermeiro responsável não tem registro no conselho da classe. Além disso, o número apresentado por ele não foi localizado. A responsável pelo espaço foi notificada para adequar o espaço a fim de atender os demais internos. O caso segue sob investigação.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM