BANNER PMJM
cmjm 2

Resultado das eleições repercute na Câmara de João Monlevade e gera bate boca entre vereadores

Apesar de ânimos exaltados, ao final, Gustavo Prandini e Pastor Lieberth pediram desculpas

Por Redação - Portal Notícia1 em 01/11/2022 às 18:17:34

Foto: Flávio Lial/Acom CMJM

O resultado do segundo turno das eleições no país repercutiu na Câmara de João Monlevade e levaram os vereadores Gustavo Prandini (PTB) e Pastor Lieberth (União), a discutirem durante a reunião ordinária desta terça (1). Apesar dos ânimos acalorados e dos xingamentos, a partir de pedidos de outros vereadores, os dois pediram desculpas um ao outro ao final da sessão.

Gustavo Prandini, que apoiou o presidente eleito, Lula (PT), fazia uso da palavra e comentava sobre as eleições. "Quero saudar as instituições democráticas desse país, cada monlevadense e cada brasileiro que votou", disse. Ainda em sua fala, ele destacou a importância do voto e a construção do "Estado democrático de direito". Como até o momento de sua fala, o presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não havia se manifestado, e tendo em vista as manifestações de apoio a ele e de questionamentos às eleições, Prandini criticou a postura do atual presidente. "O atual presidente não sabe reconhecer uma derrota. Está colocando em jogo a vida dos brasileiros e brasileiras, de milhões de pessoas, como já fez, demonstrando durante o período mais grave da pandemia, o descaso com a vida do outro", ressaltou.

Outro ponto destacado por Gustavo Prandini é que ele não é do PT, mas votou em Lula por não concordar com a forma de governar do atual presidente. "Ainda assim, se ele fosse reeleito, viria hoje aqui reconhecer e torcer para que fizesse um bom trabalho nos próximos quatro anos. Jamais apoiaria que as pessoas que estivessem com o presidente Lula cercassem as BRs, impedindo o transporte de alimentos, o livre trânsito das pessoas, porque a livre manifestação garantida na Constituição é diferente do protesto visando um golpe militar, o não reconhecimento do resultado das urnas". Após breve reação do vereador Pastor Lieberth às suas declarações, Prandini pediu ele o respeitasse enquanto estivesse fazendo uso da fala. "Gostaria que me respeitasse enquanto eu estivesse na tribuna, da mesma forma que o senhor já quase agrediu uma pessoa aqui que quis nos interromper", pediu Prandini. Foi então que Pastor Lieberth fez uso do microfone e informou não saber a que Gustavo se referia. O presidente da Câmara, Gustavo Maciel (Podemos) interferiu e pediu que os dois vereadores se acalmassem.

Já durante sua fala, Pastor Lieberth rebateu as falas de Gustavo Prandini, que não estava no Plenário. "Ele deve estar tomando café lá porque é um playboy político e afastou daqui para eu não poder falar na cara dele. Eu sempre apoiei e continuarei apoiando o capitão. Respeito muito o Belmar (Diniz, vereador do PT), e quero parabenizar pela vitória nas urnas, até que sejam apuradas todas as coisas. Agora de algumas pessoas que querem tirar proveito, eu não tenho respeito. A Deus eu temo, ao homem posso respeitar, mas se me desrespeitar eu respondo", disse.

Ainda em sua fala, Pastor Lieberth declarou algumas questões sobre o governo do ex-prefeito Gustavo Prandini. "Uma pessoa que falou que ia trazer um bondinho e o bondinho ainda não chegou até hoje, vive diversas farsas. O pior governo que teve em João Monlevade. A partir de hoje, você me respeita sr. Prandini, para que eu possa te respeitar. Mentiroso. Vem falar comigo de caráter? Lave a sua boca", proferiu o vereador.

Apaziguar

Após as duas falas, alguns vereadores tentaram apaziguar os ânimos, tanto na tribuna quanto nos bastidores. O esforço deu certo. Durante o tempo de Liderança, Prandini destacou que muitas pessoas podem estar preocupados com o futuro do país. Fazendo análise sobre a trajetória de ambos os vereadores, Prandini disse "reconhecer que poderia evitar" o desgaste com Pastor Lieberth, e que ambos compartilham valores de família e do respeito. Pastor Lieberth também reconheceu que se exaltou. "Aqui no município sempre fui Dr. Laércio. Não tenho problema com a política do PT em Monlevade. Os meus pensamentos em relação ao Governo Federal são diferentes. E respeito a democracia", disse. Logo depois, ele reviu "falas calorosas" e pediu perdão ao colega. Os demais vereadores parabenizaram a atitude de ambos. "É importante que dentro da nossa Casa tenhamos um ambiente de harmonia", ressaltou Gustavo Maciel, parabenizando os dois vereadores.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM