BANNER PMJM
cmjm 2

Nova UBS do Novo Cruzeiro é importante reforço à atenção primária na Saúde em Monlevade

Secretária de Saúde destacou importância da ação como forma de desafogar atendimento no Hospital Margarida

Por Redação - Portal Notícia1 em 07/11/2022 às 17:53:55

Foto: Sérgio Henrique Braga/Acom PMJM

No último sábado (5), foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde (UBS), Dr. José Nelson Fagundes, no bairro Novo Cruzeiro. Segundo a Assessoria de Comunicação do Executivo, a conquista reforça o compromisso do prefeito Dr. Laércio Ribeiro e do vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), com o bem estar da população, mas principalmente em melhorar a Atenção Primária à Saúde, uma das prioridades da atual administração municipal.

Durante a solenidade, o prefeito recordou que ele também inaugurou a primeira UBS do bairro, localizada na rua Nova York, quando era secretário municipal de Saúde, no governo do prefeito Leonardo Diniz. Passados 31 anos, ele voltou ao bairro para entregar mais um posto de saúde naquela região. "Sem saúde não se faz nada. Não se planeja, não se constrói e não se executa nada. E é por isso que estamos aqui hoje, cientes que somos da importância do serviço de Saúde prestado em João Monlevade", declarou.

Em seu discurso, Fabrício Lopes endossou as palavras do prefeito ao citar que das várias obras realizadas pela Prefeitura, a UBS Dr. José Nelson Fagundes teve atenção especial. "Algumas foram paralisadas com as dificuldades enfrentadas na pandemia, mas em momento algum faltou recurso próprio para que essa obra continuasse. Dr. Laércio dizia: a nova UBS não pode parar", salientou

Melhora da Atenção Primária

A secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, justificou o o investimento na Atenção Primária à Saúde. "Nós entendemos que tudo começa na Atenção Básica. É na Atenção Básica que vamos resolver 80% dos problemas da Saúde. É com Atenção Básica forte e robusta que vamos desafogar a portaria do Hospital Margarida", argumentou.

Presente na solenidade, o diretor da Gerência Regional de Saúde, Maurício Geraldo Marques, destacou que as mudanças nos índices da Atenção Primária de João Monlevade já são visíveis. "Havia uma cobertura muito baixa aqui no município. Hoje essa cobertura já está acima de 70%. Pelo envolvimento da equipe e da gestão, João Monlevade chegará a 100% rapidamente", enfatizou.

A nova unidade de Saúde recebeu o nome do médico Dr. José Nelson Fagundes, fundador do laboratório Carlos Chagas. A homenagem foi uma iniciativa da Câmara Municipal. O presidente da Câmara, vereador Gustavo Maciel (Podemos), falou sobre o assunto. "José Nelson é um grande homem aqui na cidade. É uma homenagem muito válida. Fico muito feliz tenha sido aprovada", pontuou.

A viúva do homenageado, Maria do Carmo Alvarenga Fagundes, que participou do descerramento da placa de inauguração, expressou o sentimento da família. "Achamos maravilhoso e ele gostava demais da população de João Monlevade, torcia pela cidade. Acredito que ele deve estar muito feliz" resumiu.

Moradora de um dos sete bairros que serão atendidos pela unidade, a dona de casa Maria Imaculada Ferreira, disse que realizou um sonho. "Eu moro aqui há 47 anos e sempre desejei morar perto de um posto de saúde e de uma igreja. Já tem 27 anos que eu moro perto da igreja São Judas Tadeu e agora veio o posto. Fico muito feliz com isso e muito alegre", comemorou.

Também prestigiaram a inauguração vereadores, ex-vereadores, secretários de governo e servidores das diversas secretarias municipais. O vigário episcopal Padre Marco José de Almeida abençoou a nova unidade e evento foi encerrado com uma apresentação do grupo musical Tambores do Morro.


Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM