BANNER PMJM
cmjm 2

UEMG em Monlevade: melhorias imediatas, a médio e longo prazo são debatidas na Câmara de Vereadores

Vereadores, estudantes, professores, prefeito e comunidade em geral debateram sobre a precariedade da estrutura da instituição no município

Por Redação - Portal Notícia1 em 23/11/2022 às 14:28:45

Diretório Acadêmico fez apresentação com duras críticas e cobranças de melhorias em Monlevade - Foto: Flávio Lial/Acom CMJM

Nessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de João Monlevade promoveu uma Audiência Pública para tratar sobre a situação atual da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), campus João Monlevade. A reunião é em atendimento ao requerimento 55/2022 de iniciativa do vereador Belmar Diniz (PT). A situação precária do prédio da UEMG no bairro Baú, as dificuldades enfrentadas pelos estudantes no que diz respeito inclusive ao transporte e ainda, a necessidade de melhorias no prédio no bairro Santa Bárbara foram alguns pontos discutidos em audiência.

Belmar fez um breve histórico da vinda a universidade para Monlevade, instalada 2006, na extinta escola Padre Drehmanns. Na época a unidade oferecia os cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia de Minas Posteriormente recebeu mais dois cursos: engenharias Metalúrgica e Civil, e recentemente o curso de Engenharia Mecânica. No entanto, 16 anos se passaram e o prédio recebeu reforma pontuais. Ainda assim, alunos e professores enfrentam problemas estruturais como salas e banheiros interditados, parte elétrica com diversos problemas, infiltração no telhado, baixa qualidade do serviço de internet, falta de acessibilidade, dentre outros.

Belmar lembrou que a UEMG dividiu suas atividades em outro local, sendo instalada na Escola Estadual Vicente de Paula Neves, no bairro Santa Bárbara, que está desativada. Ele também informou que o espaço precisava de reformas, porém nada foi feito. A fala do vereador foi confirmada pelos representantes do Diretório Acadêmico (DA), diretor Rafael Rodrigues, e o vice-diretor, Walace Lucas Rodrigues. Eles fizeram uma apresentação das reivindicações dos estudantes, dentre elas a falta de cantina, o transporte, que segundo eles gera um impacto financeiro aos alunos devido a divisão da Universidade em dois prédios e, por vezes, a necessidade de deslocamento dos estudantes de um prédio ao outro, sendo que eles têm direito a apenas duas passagens gratuitas no transporte público. Outra queixa apresentada pelos alunos é em relação à qualidade da internet e à infraestrutura do prédio da UEMG, que de acordo com eles, não atendem às expectativas, bem como problemas na parte estrutural dos prédios. O laboratório, hoje em imóvel alugado, também foi uma das queixas dos alunos.

No fim da apresentação, os alunos questionaram qual o prazo para iniciar as reformas, o que será feito em relação ao baixo ingresso e alto número de evasão de alunos e como os estudantes serão assegurados por possíveis prejuízos oriundos das falhas atuais da estrutura e dos demais pontos apresentados.

Diretoria se manifesta

A diretora da UEMG João Monlevade, Júnia Alexandrino, reconheceu os problemas enfrentados pela unidade e garantiu que tem buscado meios para resolvê-los e que não existe a possibilidade de fechamento da Universidade. Sobre a evasão dos estudantes, Júnia destacou que o problema não é somente no município e sim no país. Ainda em sua fala, Júnia contou que a obra no telhado da unidade do bairro Baú, foi finalizada. Sobre a reforma do prédio, a diretora explicou que a obra foi autorizada pelo chefe de gabinete da UEMG e que o processo de licitação está em andamento. Como já divulgado pelo deputado Tito Torres (PSDB), em reunião com a reitoria da UEMG, foi informado um investimento de mais de R$1 milhão na universidade em Monlevade.

Outro ponto abordado por Júnia se refere à cantina. Segundo ela o processo licitatório já foi finalizado, com uma empresa vencedora, e que no próximo semestre o serviço será oferecido no bairro Baú. Em relação ao xerox, ela explicou que não houve empresa interessada para prestar o serviço, mas que atualmente a UEMG envia os materiais didáticos para os alunos via e-mail.

Por sua vez, a vice-diretora da unidade Nilza Maria de Carvalho, explicou que a internet da UEMG no bairro Baú é paga pela universidade e a do bairro Santa Bárbara foi cedida pela Prefeitura. "Não é oficial, mas a licitação para a internet está prevista para o próximo ano".

Prefeitura

O prefeito Dr. Laércio Ribeiro se colocou à disposição para estudar formas de parceria com a universidade. "A UEMG, assim como a UFOP e a Doctum por exemplo, são patrimônios da nossa cidade e vamos lutar para fortalecer a universidade no município". A representante da Secretaria Municipal de Educação, Nair de Cássia, informou que a pasta vai verificar a respeito da qualidade da internet disponibilizada aos estudantes no bairro Santa Bárbara. Sobre o transporte, Nair lembrou que o município faz um investimento significativo no transporte escolar e que a Secretaria vai avaliar a solicitação dos estudantes para ampliar a disponibilidade do transporte entre as duas unidades.

Encaminhamentos

O vereador Belmar Diniz sugeriu a constituição de uma comissão entre estudantes, professores, representantes da UEMG, Secretaria de Educação, entre outros, para discutir e acompanhar a resolução das demandas, bem como buscar apoios com os governos municipal e estadual. Os vereadores se colocaram à disposição para contribuir com as discussões. Uma reunião deve ocorrer já na próxima semana. Sobre isso, Belmar Diniz pediu a disponibilidade da reitoria da UEMG em ouvir a comissão e debater as melhorias tão necessárias.

Por sua vez, o vereador Thiago Titó e Belmar Diniz sugeriram que, de acordo com as informações noticiadas em relação ao investimento de R$1milhão na Universidade, "é importante que o corpo docente e alunos sejam consultados para saber as prioridades de investimentos na unidade".

Presenças na reunião

Também participaram da Audiência o presidente da Casa, Gustavo Maciel (Podemos), vereadores Revetrie Teixeira (MDB), Fernando Linhares (União), Pastor Lieberth (União), Bruno Cabeção (Avante), Doró da Saúde (PSD), Leles Pontes (PR), Rael Alves (PSDB), Thiago Titó (PDT), professor da UEMG, Sérgio Luiz, representante do Deputado Estadual Bernardo Mucida, Guilherme Nasser.

De forma online, participaram a Deputada Estadual Eleita, Lohanna França, representante do SindUte, Denise de Paula Romano, e Deise Monteiro, assessora da Reitora da UEMG, Lavinia Rosa, que justificou ausência na reunião, além de professores e estudantes da UEMG João Monlevade.



Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM