BANNER PMJM
cmjm 2

Esquenta Monlé: com sucesso, o pré-carnaval está de volta a João Monlevade

Centro da cidade ficou lotado de foliões. Segundo dados da Polícia Militar de João Monlevade, não houve registro de ocorrência no local da festa

Por Redação - Portal Notícia1 em 13/02/2023 às 16:47:37

Foto: Acom/PMJM

Cores, diversidade, animação e muita batucada. O Esquenta Monlé - pré-carnaval de João Monlevade - reuniu grande público na avenida Wilson Alvarenga, região central da cidade, no último sábado (11). O evento foi organizado pela Prefeitura de João Monlevade, por meio da Fundação Casa de Cultura e contou com matinê para as crianças e cortejo dos blocos Sapeca Iaiá; Tineca, com participação do bloco do Sujo, de São Domingos do Prata; Parei de Beber e o Bloco Fúnebre, de Belo Horizonte.

Os blocos se concentraram nas proximidades da praça do Lindinho e desceram em direção à Praça do Povo. Não faltou alegria e samba das crianças, idosos e também de pessoas com deficiência física.

Segundo dados da Polícia Militar de João Monlevade, não houve registro de ocorrência no local da festa. Para garantir ainda mais a tranquilidade dos foliões, uma equipe de segurança contratada realizou a revista na entrada do evento. A festa também teve o apoio do grupo de Bombeiros Civil, Conselho Tutelar, Polícia Militar e demais equipes da Prefeitura de João Monlevade.

O prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) esteve durante todo o dia no Esquenta Monlé ao lado da primeira dama Rosângela Ribeiro e familiares. Ele disse que o evento superou a expectativa. "Isso mostra o potencial de nossa cidade que abre o carnaval do Médio Piracicaba. O Esquenta Monlé foi a festa da inclusão, com a participação de muitos idosos, jovens, pessoas com alguma deficiência e crianças", comemorou.

O vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), também prestigiou o evento ao lado da esposa Simone Rolla. Para ele, a cultura do Carnaval é muito viva na nossa região. "Foi muito boa a festa e pela receptividade das pessoas percebemos que a população aprovou o Esquenta Monlé. Esperamos repetir o sucesso no próximo ano", disse.

A diretora presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio Furtado, disse que a festa foi muito bem organizada e, assim como em outras festas realizadas na praça, contou com segurança e a parceria de todas as secretarias municipais. Ela também acrescenta que esse evento veio para ficar no calendário da cidade. "Foi lindo ver a praça colorida de gente de todos as classes, cores e idades celebrando a vida. O público compareceu com alegria e civilidade. A mobilização dos blocos deu um show e, no fim, foi mais um evento lindo de sucesso. Esquenta Monlé veio pra ficar", destacou.

Matinê

Pela manhã, a festa foi dedicada às crianças que compareceram fantasiadas com personagens de desenhos animados e super-heróis. Elas se divertiram com as brincadeiras da Tia Leidy e puderam brincar no escorrega e pula-pula. Também houve distribuição de pipoca, algodão doce e concurso de fantasia.

Mãe da pequena Maria Laura (Mulher Maravilha), Ana Luisa Cota, moradora do bairro Aclimação, considera que a festa foi muito bem organizada. "Achei divertida e não faltou animação. O espaço foi amplo e seguro, sendo ideal para crianças. Nós adoramos", comentou.

Opinião dos blocos e foliões

Aproximando dos 40 anos de história, o bloco Sapeca Iaiá desceu a avenida com sua bateria e foliões animados. De acordo com um dos vocalistas do grupo, Guilherme Oliveira, essa foi uma das melhores festas de João Monlevade. "Para mim, também foi o melhor pré-carnaval que o Sapeca Iaiá tocou nos últimos tempos", garante.

Moradora do bairro Santa Bárbara, Janete de Freitas, estava animada descendo junto com o bloco do Tineca. "Eu amo Carnaval. É minha paixão. E ano que vem eu venho de novo e formarei um bloco", garante.

Descontraído e cheio de energia, o morador do bairro Centro Industrial, Anselmo Oliveira, disse que não via a hora do evento começar. "Todos nós já estávamos com o sangue fervendo, aguardando o retorno da folia. Foi ótimo participar num ambiente organizado, tranquilo e voltado para toda a família. Os organizadores e toda equipe de apoio merecem Nota 10 em todos quesitos", declara.

Encerrando a festa, o bloco Fúnebre de Belo Horizonte agitou os foliões, tocando músicas clássicas de MPB em ritmo de carnaval como "Nuvem passageira" e "Naquela mesa". Para a vocalista do bloco, a monlevadense Flávia Ribeiro, a produção e organização do Esquenta Monlé esteve impecável. "Recebemos um carinho imenso do público. Foi maravilhoso. Fomos para casa encantados com o evento e com a qualidade da produção", disse.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM