CMJM 2023
BANNER PMJM
CMSGRA

Novo comandante da PM em Barão de Cocais quer a corporação mais perto da comunidade

Capitão Lusergio assumiu o comando recentemente e se reuniu com o delegado de Polícia Civil, Paulo Tavares Neto

Por Redação - Portal Notícia1 em 14/02/2023 às 16:22:07

Foto: Divulgação/PCMG

A Pol√≠cia Militar em Barão de Cocais est√° sob o comando do capitão Lusergio Bas√≠lio Estanislau. O policial, que est√° h√° quase 30 anos na corporação, afirmou à reportagem do Not√≠cia1 que pretende estreitar os laços com as demais forças de segurança p√ļblica e com a população de Barão de Cocais.

Especificamente sobre a cidade, ele destacou que chegou a Barão no final de janeiro e vem se adaptando bem. Importante destacar que o capitão também comanda o policiamento militar em Santa B√°rbara, São Gonçalo do Rio Abaixo, Catas Altas e Bom Jesus do Amparo. Sobre os √≠ndices de criminalidade, ele destacou que estão controlados. "E graças à união dos respons√°veis por prestar segurança p√ļblica à população local, estes √≠ndices tendem a permanecer controlados", reafirmou ele. Reforçando sua fala, na √ļltima semana ele reuniu-se com o delegado de Pol√≠cia Civil, Paulo Tavares Neto. Durante a visita, eles reforçaram o compromisso de trabalhar em parceria e para o planejamento de ações conjuntas para a segurança dos moradores.

Planejamento

A reportagem questionou o novo comandante sobre a preocupação com a rotatividade de pessoas em Barão de Cocais, em especial devido aos trabalhadores de empresas prestadoras de serviços nas √°reas de mineração e siderurgia. A avaliação do capitão Lusergio é que este é um fator de preocupação para os órgãos de defesa social. "É preciso ter em mente que em contrapartida, essas empresas geram empregos na cidade, o que por si só j√° facilita a prestação de segurança p√ļblica, uma vez que as pessoas tem oportunidades de ocupação l√≠cita, tanto na prestação de serviço para estas empresas, quanto para o comércio que permanece aquecido", declarou.

Outro questionamento feito foi sobre o policiamento na zona rural de Barão de Cocais. "Quanto a √°rea rural dos munic√≠pios sob responsabilidade deste oficial, a Pol√≠cia Militar estar√° sempre voltada a bem atender estas comunidades e serão fomentadas ações espec√≠ficas para esta parcela da comunidade", enfatizou o capitão. Por fim, ele destacou a import√Ęncia do trabalho junto à comunidade local. "O principal recado a ser levado a população de Barão de Cocais e região é que sejam parceiros da Pol√≠cia Militar no sentido de fortalecer os laços entre a instituição e a comunidade, pois somente unindo forças alcançaremos o objetivo maior que é fazer dessa região um lugar tranquilo e seguro de se viver. Quero aproveitar para abrir as portas de nossa sede, que fica anexa ao terminal rodovi√°rio de Barão de Cocais, a todo cidadão da região ou visitante que precise de nossa atenção", finalizou o capitão Lusergio.

Currículo

O capitão Lusergio é graduado em Gestão de Segurança P√ļblica. Com tr√™s décadas dedicadas à segurança, em 2004 formou-se sargento em Belo Horizonte, onde serviu no Batalhão Rotam até 2011. Ainda em 2011 ele serviu na Companhia de Missões Especiais de Lagoa Santa até 2015, quando foi para o Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes, Depois ele passou por Teófilo Otoni e Ponte Nova, quando foi promovido e transferido para Barão de Cocais.


Comunicar erro
Banner SGRA

Coment√°rios

Defesa Civil