BANNER PMJM
cmjm 2

Novo comandante da PM em Barão de Cocais quer a corporação mais perto da comunidade

Capitão Lusergio assumiu o comando recentemente e se reuniu com o delegado de Polícia Civil, Paulo Tavares Neto

Por Redação - Portal Notícia1 em 14/02/2023 às 16:22:07

Foto: Divulgação/PCMG

A Polícia Militar em Barão de Cocais está sob o comando do capitão Lusergio Basílio Estanislau. O policial, que está há quase 30 anos na corporação, afirmou à reportagem do Notícia1 que pretende estreitar os laços com as demais forças de segurança pública e com a população de Barão de Cocais.

Especificamente sobre a cidade, ele destacou que chegou a Barão no final de janeiro e vem se adaptando bem. Importante destacar que o capitão também comanda o policiamento militar em Santa Bárbara, São Gonçalo do Rio Abaixo, Catas Altas e Bom Jesus do Amparo. Sobre os índices de criminalidade, ele destacou que estão controlados. "E graças à união dos responsáveis por prestar segurança pública à população local, estes índices tendem a permanecer controlados", reafirmou ele. Reforçando sua fala, na última semana ele reuniu-se com o delegado de Polícia Civil, Paulo Tavares Neto. Durante a visita, eles reforçaram o compromisso de trabalhar em parceria e para o planejamento de ações conjuntas para a segurança dos moradores.

Planejamento

A reportagem questionou o novo comandante sobre a preocupação com a rotatividade de pessoas em Barão de Cocais, em especial devido aos trabalhadores de empresas prestadoras de serviços nas áreas de mineração e siderurgia. A avaliação do capitão Lusergio é que este é um fator de preocupação para os órgãos de defesa social. "É preciso ter em mente que em contrapartida, essas empresas geram empregos na cidade, o que por si só já facilita a prestação de segurança pública, uma vez que as pessoas tem oportunidades de ocupação lícita, tanto na prestação de serviço para estas empresas, quanto para o comércio que permanece aquecido", declarou.

Outro questionamento feito foi sobre o policiamento na zona rural de Barão de Cocais. "Quanto a área rural dos municípios sob responsabilidade deste oficial, a Polícia Militar estará sempre voltada a bem atender estas comunidades e serão fomentadas ações específicas para esta parcela da comunidade", enfatizou o capitão. Por fim, ele destacou a importância do trabalho junto à comunidade local. "O principal recado a ser levado a população de Barão de Cocais e região é que sejam parceiros da Polícia Militar no sentido de fortalecer os laços entre a instituição e a comunidade, pois somente unindo forças alcançaremos o objetivo maior que é fazer dessa região um lugar tranquilo e seguro de se viver. Quero aproveitar para abrir as portas de nossa sede, que fica anexa ao terminal rodoviário de Barão de Cocais, a todo cidadão da região ou visitante que precise de nossa atenção", finalizou o capitão Lusergio.

Currículo

O capitão Lusergio é graduado em Gestão de Segurança Pública. Com três décadas dedicadas à segurança, em 2004 formou-se sargento em Belo Horizonte, onde serviu no Batalhão Rotam até 2011. Ainda em 2011 ele serviu na Companhia de Missões Especiais de Lagoa Santa até 2015, quando foi para o Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes, Depois ele passou por Teófilo Otoni e Ponte Nova, quando foi promovido e transferido para Barão de Cocais.


Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM