BANNER PMJM
cmjm 2

Câmara de João Monlevade homenageia mulheres construtoras da democracia

A missionária Elizabete Oliveira Barros, a voluntária Helen Cristina da Silva e a diretora da Uemg, Júnia Soares Alexandrino, foram reconhecidas e homenageadas

Por Redação - Portal Notícia1 em 09/03/2023 às 10:30:44

Foto: Flávio Lial/Acom CMJM

Nessa quarta-feira, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Câmara Municipal de João Monlevade realizou a entrega do diploma "Mulher Construtora da Democracia". Conforme a Resolução 588, de 6 de dezembro de 2012, a homenagem é entregue anualmente a três mulheres que se destacaram por sua atuação no município, reconhecendo seu papel como construtoras da democracia.

Foram agraciadas com o Diploma, Elizabete Oliveira Barros, missionária na Comunidade Jesus é o caminho; Helen Cristina da Silva, coordenadora do Projeto Arte Vida, da Cáritas Diocesana; e Júnia Soares Alexandrino, Diretora da Universidade Estadual de Minas Gerais, UEMG campus João Monlevade, na gestão 2020/2024.

A comissão que escolheu as homenageadas foi composta pelo membro da Mesa Diretora da Casa, vereador Revetrie Teixeira (MDB); pelo jornalista Erivelton Braz, representante da imprensa local; e por Ana Maria Domingues, representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Monlevadense.

Em discurso, as homenageadas agradeceram à comissão pela escolha e aos vereadores pela realização do evento. Elas também falaram dos trabalhos que realizam e agradeceram a todos aqueles que contribuem para que os projetos sejam concretizados.

Por sua vez, os membros da Comissão fizeram o uso da palavra para parabenizar as agraciadas com o Diploma. O vereador Revetrie Teixeira ressaltou a alegria em ter feito parte da Comissão que escolheu as homenageadas. "Vocês fazem a diferença na nossa cidade. Temos que agradecê-las por todo trabalho realizado em nossa cidade".

O jornalista Erivelton Braz enalteceu a entrega do Diploma feito pelo Legislativo. "O título da Câmara, dedicado às mulheres, é fundamental. Afinal, não existe democracia sem a participação das mulheres". Ainda em sua fala, Erivelton lamentou a baixa representatividade das mulheres na política. De acordo com dados apresentados por ele, dos 5.568 municípios brasileiros, 948 não há mulheres na política, sendo 178 cidades em Minas Gerais, incluindo João Monlevade.

Ana Maria também enfatizou que as mulheres são a maioria na população brasileira e representam parte do eleitorado, mas ocupam poucos espaços e cargos estratégicos tanto nos espaços corporativos privados quanto nos espaços públicos institucionais.

Já o assessor de Governo, Gentil Bicalho, justificou a ausência do prefeito Dr. Laércio Ribeiro e parabenizou as homenageadas e as mulheres monlevadenses pelo dia. Ainda em seu discurso, Gentil lembrou que mais de 70% dos servidores do Executivo são mulheres.

Por fim, o presidente da Casa, Fernando Linhares (União), destacou que apesar de não ter representatividade feminina entre os vereadores, as mulheres se fazem presentes cada vez mais em diversas ações da cidade, especialmente em iniciativas voltadas à solidariedade e ajuda ao próximo. "Em nome de todos os parlamentares gostaria de parabenizar as homenageadas da noite. Que esta Casa Legislativa possa continuar sempre reconhecendo e valorizando o trabalho de todas as mulheres que lutam por uma sociedade mais justa e igualitária".

Histórico das homenageadas

Elizabete é missionária na Comunidade Jesus é o caminho. Ela realiza um trabalho voluntário servindo alimentação às pessoas em situação de rua, além de assistência com produtos de higiene pessoal. Elizabete já acolheu também, junto com o seu grupo, várias pessoas que precisavam de assistência, sejam elas de João Monlevade ou de outros estados.

Já a Helen realiza um trabalho voluntário, promovendo bazar e outras atividades, revertendo a verba para compra de leite e cestas básicas para famílias carentes do município. Além disso, desde setembro do ano passado, é coordenadora do Projeto Arte Vida, da Cáritas Diocesana. A instituição desenvolve um papel importante no município resgatando e ajudando crianças e adolescentes.

Júnia Soares iniciou sua carreira de professora no ano de 2015 na UEMG unidade João Monlevade como professora do curso de Engenharia de Minas. De 2016 até 2020 foi coordenadora do curso de Engenharia de Minas e atualmente ocupa o cargo de Diretora da Universidade na gestão 2020/2024. Ela participa dos grupos Acimon Mulher, Equidade Racial em pareceria com a Secretaria Municipal de Educação. Além disso participa da Organização da Semana do Conhecimento com Ufop e Doctum.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM