BANNER PMJM
cmjm 2

Segurança e organização: vereadores aprovam projeto sobre fiações em postes em Monlevade

Proposta do vereador Fernando Linhares determina que empresa mantenha fiação alinhada ou, conforme o caso, providencie a retirada dos fios

Por Redação - Portal Notícia1 em 09/03/2023 às 13:29:16

Foto: Reprodução/Anatel

Foi aprovado por unanimidade, na reunião ordinária dessa quarta-feira, (8) o projeto de Lei 1.327/2023 que trata do alinhamento e a retirada de fios em desuso e desordenados existentes entre os postes de energia elétrica e dá outras providências. A matéria é de iniciativa do vereador Fernando Linhares (União).

Segundo o parlamentar, a empresa concessionária ou permissionária da energia elétrica será responsável pelo serviço e deverá notificar outras empresas que utilizam os postes como suporte de seus cabeamentos, para que também realizem o alinhamento de seus fios e cabos, além de demais elementos por elas utilizados.

O objetivo do projeto é garantir mais segurança à população, amenizar o impacto visual negativo que prejudica a paisagem, evitar acidentes e assegurar a organização do espaço urbano.

Fernando destacou que a medida visa acabar com o excesso de fios soltos, amarrados e em desuso. "Com a aprovação da matéria, espera-se que a cidade possa contar com um ambiente mais seguro e organizado, além de melhorar a estética urbana".

Se aprovado em segundo turno e redação final e sancionado pelo Executivo, Linhares informou que irá oficiar a empresa de energia para fazer o trabalho de manutenção e retirada dos fios em desuso, bem como todas as empresas que utilizam da malha elétrica, principalmente as empresas de internet.

O vereador Marquinho Dornelas destacou a importância do projeto. Ele lembrou que nessa terça-feira, 7, foi registrado um curto-circuito com fogo na fiação na avenida Getúlio Vargas e que o fato pode ter sido provocado pela quantidade de fios nos postes.

Revetrie Teixeira parabenizou o autor da proposta. Ele ressaltou que a fiação mal instalada, coloca em risco pedestres, motociclistas e ciclistas. Ele pediu atenção do Executivo para que coloque em prática o projeto.

Por sua vez, Gustavo Maciel (Podemos) relatou que por meio das comissões foram acrescentados alguns artigos à matéria, como a destinação do valor das multas para o Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Os vereadores Leles Pontes, Thiago Titó, Belmar Diniz, Doró da Saúde e Vanderlei Miranda usaram a tribuna para demonstrar apoio ao projeto.
Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM