BANNER PMJM
cmjm 2

Projeto sobre fios em desuso e desordenados em postes prevê fiscalização e multa em Monlevade

Proposta do vereador Fernando Linhares tem votação unânime em segundo turno

Por Redação - Portal Notícia1 em 16/03/2023 às 13:49:46

Foto: Acom/CMJM

Os vereadores demonstraram apoio ao projeto de lei 1.327/2023, de autoria do vereador Fernando Linhares (União). A matéria foi aprovada em segundo turno na reunião ordinária dessa quarta-feira (15/03), e trata sobre a retirada e o alinhamento de fios em desuso e desordenados em postes de energia elétrica.

Segundo Fernando Linhares, a iniciativa tem como objetivo garantir mais segurança à população, além de reduzir o impacto visual negativo que os fios emaranhados causam na paisagem urbana. Ele também destacou a importância da fiscalização, iniciando no centro comercial estendendo para todos os bairros da cidade. "A Cemig faz a concessão do uso dos postes e deve cobrar das empresas que cataloguem e retirem os fios em desuso. Uma vez que ela não cobre, deve ser responsabilizada e multada".

A proposta recebeu apoio das comissões e vereadores, que parabenizaram o autor da matéria. Eles endossaram a importância da medida para a segurança, organização do espaço urbano e preservação ambiental. O parlamentar Thiago Titó lembrou que por muitas vezes a população não consegue identificar quais os fios soltos estão ou não energizados, e que a situação coloca em risco o cidadão.

Marquinho Dornelas relatou um caso ocorrido recentemente na cidade, quando a fiação de um poste pegou fogo. Ele lamentou que até nesta quarta-feira o emaranhado de fios não havia sido regularizado. Belmar Diniz também ressaltou a responsabilidade da CEMIG na concessão do uso dos postes para outras empresas e pediu mais fiscalização e cobrança.

Doró da Saúde também se manifestou favorável ao projeto. "Este é um momento propício já que há uma grande quantidade de fios soltos em várias ruas da cidade". Por sua vez, Revetrie Teixeira pontuou o ganho ambiental que o município terá com a aplicação da proposta, já que por meio de emenda os parlamentares solicitam que a verba recolhida por meio de multa aplicada a quem descumprir a medida seja revertida também para área ambiental.

Por fim, Gustavo Maciel lembrou que o problema de fios soltos é comum em todo o país e que a proposta visa fortalecer a possibilidade de cobrança e fiscalização por parte do município.
Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM