BANNER PMJM
cmjm 2

Marina Eugênia de Souza, conhecida como Dona Preta, dará nome ao Cras Central em Monlevade

Dona Preta foi vereadora e líder comunitária. Ela foi a primeira empregada doméstica no Brasil a se eleger vereadora

Por Redação - Portal Notícia1 em 16/03/2023 às 15:48:32

Foto: Acom/PMJM

Na reunião ordinária da Câmara Municipal de João Monlevade realizada nessa quarta-feira (15/03), os vereadores aprovaram em turno único o projeto de lei 1.329/2023, de autoria do vereador Belmar Diniz (PT), que nomeia o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Central. O nome sugerido para o local é o de Marina Eugênia de Souza, popularmente conhecida como Dona Preta. O CRAS está atualmente localizado na Rua Armando Batista, no bairro Rosário.

Belmar agradeceu os vereadores pela aprovação da matéria. "O nome escolhido para o CRAS Central é uma homenagem justa e merecida para essa grande líder comunitária".

Já o vereador Revetrie Teixeira (MDB) endossou a fala de Belmar e enalteceu a história da Dona Preta. Na oportunidade ele solicitou ao Executivo a instalação das placas nas ruas que já tiveram seus nomes definidos pela Casa Legislativa.

Os vereadores Marquinho Dornelas (PDT), Thiago Titó (PDT) e Gustavo Maciel (Podemos) também parabenizaram o autor do projeto pela escolha do nome e reforçaram a importância de reconhecer a trajetória de personalidades locais que contribuíram para a história da cidade.

Dona Preta foi uma importante liderança na luta pelos direitos das profissionais domésticas e lavadeiras em João Monlevade, tendo fundado a Associação das Profissionais Empregadas Domésticas e Lavadeiras da cidade além de ter participado de diversos movimentos populares.

Em 1980, foi participante ativa do histórico "Encontro de Monlevade", que daria origem à Articulação Nacional dos Movimentos Populares e Sindicais (Anampos).

Ela também contribuiu para que direitos fundamentais da categoria fossem garantidos na Constituição Federal de 1988 e se tornou a primeira vereadora negra e doméstica do país em 1988, pelo PT. Em seu mandato, se empenhou pela criação do Conselho da Mulher e da Lavanderia Comunitária.

Dona Preta faleceu em 2017, deixando um importante legado para a cidade.

Mais aprovações

Em segundo turno e redação final foi aprovado o projeto de lei 1326/2023, de iniciativa da Mesa Diretora, que autoriza a Câmara Municipal de João Monlevade a contratar plano de assistência à saúde odontológica e seguro de vida em favor de seus servidores.

De autoria do vereador Bruno Cabeção, o anteprojeto de lei 02/2023, foi aprovado. A matéria sugere a criação do Programa Escolinha Municipal de Futsal e Futebol, vinculada à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer no âmbito do Munícipio.

Por fim, dois requerimentos do vereador Tonhão também receberam aprovação da Casa. O primeiro deles de nº 20, requer informações sobre a contratação de empresa prestadora de serviços para troca de lâmpadas no município. Já o nº 21, solicita informações sobre a contratação de consultoria para o transporte coletivo na cidade.
Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM