BANNER PMJM
cmjm 2

Prefeitura de João Monlevade recebe seminário da Expedição Piracicaba - Pela Vida do Rio

O grupo percorreu os 241 quilômetros do leito do Rio Piracicaba, realizando a coleta de amostras de água e solo

Por Redação - Portal Notícia1 em 23/03/2023 às 15:29:49

Foto: Acom/PMJM

A Prefeitura de João Monlevade recebeu, na noite da última quarta-feira (22), o Seminário das Águas, realizado pela Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba), Comitê da Bacia do Rio Doce (CBH-Doce), Universidade Federal de Itajubá (Unifei – Polo Itabira), Mestrado Profágua, jornal Tribuna de Piracicaba, Inter TV dos Vales – Afiliada Globo e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). O evento ocorreu no auditório do Executivo.

Na ocasião, a equipe da Expedição apresentou diversas informações, dados relevantes, resultados de estudos, análises e pesquisas, mapas e investimentos realizados pela CBH-Piracicaba para a recuperação ambiental da bacia. O grupo percorreu os 241 quilômetros do leito do Rio Piracicaba, realizando a coleta de amostras de água e solo. Também foram feitos levantamentos sobre o uso e a ocupação do território, identificadas as fontes poluidoras, pontos de efluentes e esgotamento sanitário.

O evento contou com a presença do prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), da prefeita de Bela Vista de Minas, Samantha Ávila (PSDB), do vice-prefeito de João Monlevade e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), do secretário municipal de Meio Ambiente de João Monlevade, Samuel Domingos, da secretária municipal de Meio Ambiente de Bela Vista de Minas, Andressa Santos, do presidente do CBH-Piracicaba, Jorge Martins Borges, do presidente do CBH-Doce, Flamínio Guerra, do jornalista, ambientalista e idealizador da Expedição, Geraldo Magela Gonçalves "Dindão", secretários, servidores municipais e convidados.

Para o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro, a realização da expedição é de extrema importância não só para a região, mas para todo o estado de Minas Gerais e para o país. "O trabalho desenvolvido pela equipe da expedição não é valoroso apenas para os municípios de nossa região. É uma ação sem limites, que ultrapassa nosso rio Piracicaba e chega ao Oceano Atlântico. Parabenizo a todos pelo empenho, capacidade e coragem nesse projeto", destacou o chefe do Executivo.

O vice-prefeito Fabrício Lopes salientou a relevância das ações para as gerações futuras. "A sociedade que não pensar, planejar e realizar ações voltadas para a preservação dos rios e do meio ambiente como um todo está fadada ao fracasso. Temos que realizar hoje pensando nas próximas gerações. Parabenizo a equipe da expedição pelo belo trabalho realizado", afirmou.

A prefeita de Bela Vista de Minas, Samantha Ávila, exaltou a importância da expedição para o seu município e para todos os demais que compõem a bacia do rio Piracicaba. "O trabalho é fundamental para diversos municípios, distritos, comunidades, ou seja, para milhares de pessoas. Ultrapassa nossa região. Cuidar das nossas águas é cuidar da vida. Meus parabéns", disse.

Apresentações

O seminário ainda contou com a apresentação do coral "Cantus de Minas", formado por crianças da cidade de Bela Vista de Minas. Na abertura do evento, houve a exibição do filme-documentário sobre a primeira fase da Expedição e do projeto "Nossas Nascentes", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Monlevade.

Também foi entregue ao prefeito Dr. Laércio e à prefeita Samantha Ávila o livro da Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio.


Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM