BANNER PMJM
cmjm 2

Coleta seletiva em toda Monlevade terá fases de conscientização e implantação efetiva do serviço

A ampliação da coleta tem início ainda neste mês, com visita a todas as residências da cidade

Por Redação - Portal Notícia1 em 01/06/2023 às 17:52:28

Foto: Acom/PMJM

Com o objetivo de promover a sustentabilidade e a conscientização ambiental, a Prefeitura de João Monlevade deu um importante passo ao lançar a coleta seletiva em todos os bairros da cidade. O anúncio foi feito durante o Seminário do Meio Ambiente, realizado nesta quinta-feira (1º). De acordo com a Prefeitura, a ação evidencia o compromisso da administração municipal em buscar soluções efetivas para o gerenciamento de resíduos.

A implementação desse programa abrangente é fruto de uma parceria estratégica entre a Prefeitura e a Associação dos Trabalhadores da Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom). Juntos, eles têm o objetivo de fomentar a reciclagem, reduzir o impacto ambiental e promover a conscientização sobre a importância da separação correta dos resíduos.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, destacou que a implantação da coleta em toda cidade é um marco histórico para João Monlevade. "Essa medida não só contribui para a preservação do meio ambiente, mas também estimula a participação ativa da população na construção de uma cidade mais sustentável e consciente", apontou. O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Maciel (Podemos) completou: "esta ação evidencia a grande responsabilidade ambiental da administração".

O vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), destacou que a implantação da coleta seletiva em todos os bairros de João Monlevade, coloca o município em destaque estadual e como referência. "Em poucos municípios mineiros encontramos o compromisso ambiental que temos aqui. Esse é um sinal de que estamos trilhando o caminho certo rumo ao desenvolvimento e progresso sustentáveis. Cuidar das pessoas é uma das principais prioridades e, sem dúvida, a promoção da responsabilidade ambiental é uma forma crucial de cumprir com esse compromisso", reforçou.

Já o prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT), reforçou: "é imprescindível reconhecer o compromisso que todos nós devemos ter com o meio ambiente. A implementação da coleta seletiva não é apenas um investimento, mas também uma responsabilidade da nossa administração. O mérito desse avanço é de todos nós, desde os parceiros envolvidos até a Câmara Municipal, com quem mantemos uma relação sólida em prol do bem-estar da cidade. Como entusiasta da coleta seletiva, tenho plena convicção de que essa iniciativa trará benefícios significativos para Monlevade. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a coleta seletiva promove a consciência ambiental e o uso responsável dos recursos naturais. É uma forma concreta de garantir a sustentabilidade e o progresso em nossa cidade".

Como vai funcionar

A coleta seletiva em toda cidade começa com o trabalho de conscientização. Para isso, a chefe de Setor de Licenciamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Silvana Costa Guerra, fez uma apresentação explicativa sobre a forma correta de separar os resíduos recicláveis.

Em seguida, Valdete Firmino Roza, tesoureira da Atlimarjom, compartilhou detalhes sobre o trabalho realizado pela associação, abordando os processos de reciclagem e os materiais coletados. Ela ressaltou a importância da conscientização da população e informou que a ampliação da coleta seletiva terá início ainda neste mês, com a visita a todas as residências da cidade.

A intenção é informar e conscientizar os moradores sobre a coleta seletiva, explicando os procedimentos corretos de separação de resíduos. A partir do dia 3 de julho, os caminhões da Atlimarjom estarão percorrendo todos os bairros para realizar a coleta. A Associação está empenhada em estabelecer um calendário que será divulgado em breve, detalhando os dias de coleta em cada localidade. "Com a coleta seletiva em todos os bairros da cidade, os moradores terão a oportunidade de contribuir ativamente para a preservação do meio ambiente. Além disso, a iniciativa trará benefícios socioeconômicos para a região, uma vez que promove a geração de empregos na área de reciclagem, beneficiando os trabalhadores da Atlimarjom e fortalecendo a economia local", finalizou.

Presentes

Participaram do lançamento oficial da coleta os vereadores Thiago Titó (PDT) e Gustavo Prandini (PTB). Também estiveram presentes o secretário de Administração, Gilberto Barcelos, a secretária de Educação, Maria do Sagrado, a Controladora Interna, Angélica Drumond, o procurador Jurídico Hugo Lázaro, o assessor de Governo, Gentil Bicalho, o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani e a assessora de Comunicação e Relações Públicas, Elisângela Bicalho. Representantes do Lions Clube Sobral, Lions Clube Centro, ICEA UFOP Monlevade e Uemg Monlevade marcaram presença.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM