BANNER PMJM
cmjm 2

Prefeitura anuncia mutirão de identidade em São Gonçalo e vereadores pedem o serviço permanente na cidade

Pré-cadastro de interessados na emissão do documento deve ser feito a partir de segunda (5)

Por Redação - Portal Notícia1 em 02/06/2023 às 10:52:21

Foto: Divulgação/PCMG

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo em parceria com o Setor de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais realizará mutirão para confecção de Carteiras de Identidade. A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, através do Sine fará o pré-cadastro da população que deseja fazer ou atualizar o documento, bem como, as que possuem benefício do governo e estejam registradas no CadÚnico, para isenção de taxa. O pré-cadastro será realizado de 5 a 16 de junho, no horário de 8h às 17h de segunda a quinta-feira e de 8h às 16h às sextas-feiras. O mutirão ocorrerá no final de junho. (Confira ao final da matéria os documentos necessários).

Cobrança

A 10ª reunião Ordinária da Câmara Municipal analisou o bloco de 24 indicações apresentadas pelos vereadores. Entre elas, a indicação nº 149/2023, do vereador Kito Bicalho (PSDB), que pede a implantação de posto de emissão de carteira de identidade na cidade. "Recebemos diversos pedidos da população, pois o serviço não é contínuo. Municípios da região, com menos arrecadação, já possuem esse benefício. O funcionamento regular vai reduzir a demanda na região e deslocamento só para ter o documento", defende o autor.

O vereador Marlon Túlio (PL) sugeriu mudança na indicação para "reativação" do posto, que está paralisado. "Eu já tirei documento em São Gonçalo. O novo modelo do documento requer um sistema e equipamentos diferentes dos usados aqui. Então, o que precisa é se adequar e reabrir o serviço", pontua Marlon.

Fábio Sassá afirma que a irregularidade é anterior ao novo sistema. "Essa deficiência vem de muito tempo. Há muito estamos cobrando, pois, a demanda é alta e os mutirões sempre ficam cheios", frisa. "Além da identidade, o posto poderia oferecer a emissão de outros documentos, como passaporte. E também serviços que a cidade não possui", sugeriu o vereador Cássio Rodrigues (PL).

O Presidente da Câmara, Diego Ribeiro (PDT), afirma que o assunto vem sendo tratado com a Prefeitura desde o retorno das atividades presenciais. Além disso, Diego confirmou o retorno do projeto Cidadão Legal, onde haverá a emissão do documento. O líder do governo, vereador Gladston de Castro (PDT), vem acompanhando as reuniões entre prefeitura e a Polícia Civil. Ele afirma que a administração já disponibilizou dois servidores para treinamento, conforme as novas rotinas e as exigências do novo modelo de identificação.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EMISSÃO DE IDENTIDADE.

- Foto 3X 4 (fundo branco, sem franja, sem sorrir e pegando os ombros)

- se solteiro – certidão de nascimento original e cópia.

- se casado – Certidão de casamento- original e cópia;

- divorciado - certidão de averbação original e cópia;

- se beneficiário de programa do Governo - folha resumo e demais documentos.

TAXAS

1ª via – isento

2ª via – pagamento de taxa via link: https://daeonline1.fazenda.mg.gov.br/daeonline/executeEmissaoDocumentoArrecadacaoCarteiraIdentidade.action

*Podem ser incluídos números de CPF, título eleitoral (apresentar original)

- Menores de idade devem estar acompanhados de pais ou responsáveis legais.


Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM