CMJM 2023
BANNER PMJM
Banner CMSGRA
ArcelorMittal

Excesso de velocidade e ultrapassagens proibidas somam metade das infrações nas rodovias federais

Registros de acidentes com esses dois fatores resultaram em 542 pessoas mortas e 4941 feridas de janeiro a agosto deste ano

Por Redação - Portal Notícia1 em 18/09/2023 às 13:54:22

Foto: Divulgação/PRF

Nesta segunda-feira (18), começa a Semana Nacional de Trânsito (SNT). Organizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a campanha tem o objetivo de conscientizar os motoristas de todo o Brasil sobre o respeito às normas de circulação e a importância dos condutores para a segurança no tráfego em vias urbanas e rurais.

De hoje até a próxima sexta-feira (22), atividades educativas e de fiscalização serão intensificadas em todo o país. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participa da campanha que tem como tema "No trânsito, escolha a vida", e, neste ano, promove uma reflexão a respeito da forma como nos deslocamos nas cidades e os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.

Os números apontam que o comportamento de muitos motoristas ainda é imprudente. De janeiro a agosto de 2023, a PRF registrou quase 3 milhões e 500 mil infrações. O índice corresponde a 84% do total de multas aplicadas em todo o ano passado.

O excesso de velocidade e as ultrapassagens proibidas, juntos, representam quase metade das infrações registradas pela PRF de janeiro a agosto deste ano. Ao todo, foram 1.693.324 de autuações. Além do alto índice de multas, os números chamam a atenção para o comportamento dos condutores. Trafegar acima da velocidade permitida e ultrapassar em locais proibidos são escolhas que provocam riscos a todos os usuários das vias e podem resultar em acidentes, mortes e feridos.

As duas condutas, inapropriadas para o trânsito seguro, foram a causa principal de 3834 do total de 44108 acidentes de janeiro a agosto de 2023. As ocorrências resultaram em 542 pessoas mortas e 4941 feridas.


Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

Defesa Civil