CMJM 2023
BANNER PMJM
Banner CMSGRA
ArcelorMittal

Festival de Pipa e Bocha Adaptada em Monlevade neste final de semana

Festival de Pipa será no Estrela Dalva e a Bocha Adaptada na Praça do Povo

Por Redação - Portal Notícia1 em 19/09/2023 às 16:59:47

Foto: Sérgio Henrique Braga/Acom PMJM

A Prefeitura de João Monlevade realizará no próximo dia 23 (sábado) o 1° Festival de Pipas do Estrela Dalva. O evento acontece no Campo de Futebol do bairro, das 13h às 17h30 e será organizado pelas secretarias municipais de Esportes e Lazer, Meio Ambiente, Educação e pelo Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DAE).

As categorias de pipas e papagaios a serem premiados no festival serão: Maior, Menor, Mais Criativa/Bonita, Maior Rabiola, Pipeiro Mais Velho, Pipeiro Mais Novo e Feminino Destaque. Haverá premiação para os três primeiros colocados de cada categoria. As inscrições para o festival podem ser feitas no dia e no local do evento.

De acordo com o regulamento do 1º Festival de Pipas do Estrela Dalva, será proibido o uso de cerol, linha chilena ou qualquer linha cortante, de acordo com o que é determinado pela Lei Municipal 1.814/2009, pela Lei Estadual 23.515/2019 e pela Lei Federal 765/2016.

Bocha adaptada

A Prefeitura também realiza o 5° Festival de Bocha Adaptada. O evento acontece também no sábado (23), na Praça do Povo, das 9h às 12h. De acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Samir Gomes, o evento de bocha adaptada já é tradicional em João Monlevade, promovendo a inclusão e a promoção da acessibilidade para pessoas com deficiência. "Além desse evento, faremos outros ainda nesse ano para proporcionar igualdade de oportunidade e promover a inclusão. Além dos aspectos esportivos, esses eventos também podem promover a interação social, a autonomia e a autoestima dos participantes", afirmou Samir.

Ainda segundo o secretário, a bocha adaptada proporciona benefícios físicos, como o desenvolvimento de força muscular, coordenação e equilíbrio, além de estimular habilidades cognitivas e socioemocionais. O Festival conta com o apoio da Associação de Cooperação e Integração dos Portadores de Deficiência de João Monlevade e Região (Acinpode) e da Personal Trainer Débora Martins.

A modalidade

A Bocha pode ser praticada por qualquer pessoa, sendo um dos esportes mais democráticos do mundo, sem restrições de idade, gênero ou limitações físicas. Cada jogador recebe quatro bolas para lançar durante uma partida, objetivando marcar pontos ao posicioná-la o mais próximo possível do bolim (bola menor que é lançada inicialmente como alvo). O adversário, por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou "remover" as bolas dos seus oponentes.

A partida pode ser jogada entre duas pessoas ou duas equipes, sendo quatro bochas (bolas) para cada equipe, ou seja, duas para cada jogador. A Bocha é um jogo competitivo presente nos momentos de lazer e recreação e até no mais alto nível de competição, atualmente reconhecido por entidades oficiais de nível internacional, inclusive, já se tornando um esporte paralímpico.


Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

Defesa Civil