CMJM 2023
BANNER PMJM

Prêmio Melhor Idade: Câmara de São Gonçalo homenageia cidadãos que tanto fizeram pela cidade

"É preciso valorizar e reforçar os direitos dos idosos. E reconhecer o papel fundamental que todos os indicados desempenham na nossa sociedade e na história de São Gonçalo", afirmou Diego Ribeiro presidente da Câmara

Por Redação/N1 em 27/09/2023 às 17:47:24

Foto: Acom/CMSGRA

Um reconhecimento a quem j√° fez tanto por S√Ęo Gonçalo do Rio Abaixo. Desta forma, os vereadores entregaram o Pr√™mio Melhor Idade 2023. Nove idosos foram homenageados por indicação dos próprios vereadores em cerimônia realizada na C√Ęmara Municipal nessa terça-feira (26). O pr√™mio est√° definido na resolução 324/2018 e celebra o Dia Internacional da Pessoa Idosa e Dia Nacional do Idoso, no dia em 1¬ļ de outubro.

O presidente da C√Ęmara, vereador Diego Ribeiro (PDT), resumiu a import√Ęncia do Pr√™mio. "É preciso valorizar e reforçar os direitos dos idosos. E reconhecer o papel fundamental que todos os indicados desempenham na nossa sociedade e na história de São Gonçalo", afirmou ele. Outros vereadores também destacaram a necessidade deste reconhecimento. "O Melhor Idade é mais que reconhecimento, é um tributo pela vida dos agraciados", disse o vereador Juninho de Edirlei (PDT). "É uma forma de agradecer por tudo que fazem e fizeram para construir São Gonçalo e pela doação para ajudar o próximo", pontuou Ot√°vio Tat√° (PSDB). "É uma homenagem a quem constrói a cidade. Como o Miguel, um verdadeiro sertanejo e homem do campo, que representa o povo de São Gonçalo", definiu Kito Bicalho (PSDB).

"O verdadeiro valor de uma comunidade est√° nas pessoas", afirmou o Secret√°rio Geral da Mesa, vereador Marlon Pessoa (PL). "A maior riqueza de uma cidade é o seu povo", completou C√°ssio Silva (PTB). "Que voc√™s sigam sendo luz para nossa cidade, comunidade e suas famílias", comentou Gladston de Castro. "Nós que agradecemos por voc√™s nos permitirem fazer essa homenagem", reforçou F√°bio Sass√° (PSB).

Confira abaixo uma breve biografia dos homenageados:

Adão Antônio da Silva - (Homenagem do Vereador Ot√°vio Tat√°)

É o homenageado mais jovem, com 63 anos. Mora no centro, mas nasceu na comunidade do Sabaru, que se tornou seu apelido por toda a vida. É pai de 5 filhos e avô de 4 netos. Começou a trabalhar na Administração Pública. Passou no concurso e foi efetivado como Servidor Público em São Gonçalo. De família de músicos, trilhou o mesmo caminho e sempre se destacou por seu talento. Começou no Trio Floresta, com os amigos Adair e Felício. Trabalhou com artistas renomados, como Barrerito e o Trio Parada Dura. Teve muitos projetos pessoais, entre eles o Art Manha das Gerais, que tem grande reconhecimento na região. Usou a música para levar alegria às pessoas, participando do Momento Musical na Apae, com apresentações no Núcleo Psicossocial Peixe Vivo. Participa de corais e faz parte da ABEVITI, apresentando com o Grupo Lavadeiras da Prainha. E ainda d√° apoio à Folia De Reis, na Associação do Bairro Santa Efig√™nia.

Agenor Rodrigues da Silva / Miguel da Manga - (Homenagem do Vereador Kito Bicalho)

Natural de Pacas, seu nome de batismo é pouco conhecido na comunidade. O apelido Miguel foi dado por conta de uma promessa a São Miguel Arcanjo feita pela mãe, durante seu parto. Est√° aposentado e, na adolesc√™ncia, conseguiu comprar sua tropa, se tornou peão e amansava muares. Desde os oito anos é Congadeiro. E, hoje, é Capitão do Congado Nossa Senhora da Guia e segue na sua fé e devoção. Recebeu a notícia da homenagem com muita alegria. Afirma que é grato a Deus e muito feliz com a vida que construiu e tudo que tem hoje. O seu lema de vida é "Deus é o caminho, a verdade e a vida". Com muito carinho, diz que, aos 22 anos, conheceu a mulher da sua vida, com quem vive h√° 56 anos. São pais de quatro filhos, t√™m nove netos e oito bisnetos.

Célia Ribeiro do Nascimento - (Homenagem do Vereador Marlon Pessoa Costa)

Tem 74 anos e é moradora do Bamba. Trabalhou por 32 anos vendendo verduras e, hoje, est√° aposentada. É conhecida pela religiosidade e sempre acompanha as missas da comunidade. E também pela sua disposição para o trabalho e o amor pela família. Tem sete filhos, nove netos e cinco bisnetos. Gosta de festa e casa cheia. E ama cuidar dos seus cachorros, bois, porcos e galinhas. Ela afirma que "tudo é possível com fé em Deus e persist√™ncia".

Maria da Conceição Dias Leite - (Homenagem do Vereador Gladston de Castro)

Tem 70 anos e formou uma família grande, com 7 filhos e 13 netos. Mesmo com a vida corrida, com a família extensa e a casa sempre cheia, estendeu a mão a vizinhos e conhecidos. Deu carinho em toda oportunidade que teve, de todas as formas que pudesse ajudar, até acompanhando idosos e quem precisou, em consultas. É sempre lembrada por tantos gestos de gentileza e conhecida como uma verdadeira guerreira. Sempre se dedicou à sua casa, família, entes queridos e à comunidade.

Maria dos Santos Souza / Maria Xista - (Homenagem do Vereador Diego Ribeiro)

Maria Xista tem 81, é moradora do Martins e é uma produtora aposentada. É conhecida pela sua animação, disposição e carisma. Faz parte do Coral das Lavadeiras da Prainha, produz corantes por encomendas, tem nove Filhos, 12 Netos e 4 Bisnetos. Gosta de conversar e sempre tem uma história pra contar. O seu conselho é "não se preocupar com nada, que as coisas dão certo".

Maria Leite Ribeiro / Maria Sudara - (Homenagem do Vereador F√°bio Sass√°)

Aos 94 anos, é moradora do Una e aposentada h√° 31 anos. É a homenageada mais velha de 2023. Trabalhou na roça e até hoje cuida da horta, no seu quintal. Hoje, é viúva, mãe de 6 filhos, 19 netos e 18 bisnetos. É conhecida por sua fé católica inabal√°vel e por ser fiel à Igreja Santa Rita de C√°ssia. A devoção é tanta que ela e familiares ajudaram a fundar e consagrar a Igreja dentro da comunidade. Em troca do trabalho de volunt√°rios, cozinhava o almoço e o café, tudo com produtos colhidos na sua roça, frangos criados pela família e biscoitos produzidos em casa. Tem uma memória invej√°vel e sempre histórias com muito carisma e atenção. E guarda com muito carinho as lembranças da sua vida.

Raymundo Pessoa de Araújo - (Homenagem do Vereador Cassio Rodrigues)

Tem 81 anos. É presença constante nas celebrações de SGRA, onde é sempre recebido com respeito e carinho pela população. Se destaca pela atuação comunit√°ria e por sua luta por uma cidade melhor para todos. Foi banc√°rio, mas é conhecido pela produção de cachaça, que teve consumidores fieis e foi admirada na região. A produção era famosa, em sociedade com Bebeto.

Sebastiana da Costa Alves / Nan√° - (Homenagem do Vereador Juninho de Edirlei)

Conhecida como Dona Nan√°, foi servidora pública e est√° aposentada. Mora h√° 60 anos em SGRA e aqui criou a família, de 13 filhos, 15 netos e 4 bisnetos. Tem um grande espírito de comunidade e, sempre que pode, é volunt√°ria na Festa de Santana. É presença ativa em romarias religiosas e adora viajar. Ainda ajuda na pizzaria da filha, é lavadeira e ama produzir geleias. Diz que a "Melhor Idade" realmente pode ser a melhor fase da vida e é uma oportunidade para o enriquecimento pessoal, o crescimento espiritual e a apreciação de tudo o que a vida tem a oferecer. Aos 76 anos, ressignificou o que é a Terceira Idade.

Socorro de Souza Ribeiro - (Homenagem do Vereador Lulu)

Nasceu em São Gonçalo. Tem 73 anos e é mãe de oito filhos. Hoje, est√° aposentada e é cuidada pela família. É conhecida pela paixão por plantas e ajudar a tratar os vizinhos e amigos com seus ch√°s, direto da horta. Também é apaixonada por crianças e sempre apoiou seus familiares cuidando dos filhos para que os parentes pudessem trabalhar.

Comunicar erro
Banner SGRA

Coment√°rios

Defesa Civil