BANNER PMJM
cmjm 2

Sem coleta de lixo regular, Prefeitura de Barão de Cocais tenta contratar empresa nesta sexta (9)

Valor estimado pela Prefeitura é de R$1,3 milhão por cinco meses da prestação do serviço

Por Redação/N1 em 08/02/2024 às 12:43:01

Foto: Reprodução/Rede Social

Contain√™res cheios de lixo e sem empresa respons√°vel pela coleta. Esta é a situação em Barão de Cocais, após a empresa que prestava o serviço, a Liarth, optar pela não renovação do contrato com a Prefeitura. Desta forma o Executivo prepara para esta sexta (9), o certame para contratação direta de empresa para o recolhimento dos res√≠duos e correto transporte até o munic√≠pio de Sabar√°. A pasta respons√°vel é a Secretaria de Meio Ambiente.

Conforme edital, o valor m√°ximo permitido para a contratação é de R$1.361.250,00 pelo prazo de cinco meses. Além disso, a Prefeitura esclarece a necessidade de contratação emergencial 'para impedir todos os preju√≠zos decorrentes da paralização de serviços de natureza essencial à municipalidade'. Sobre a necessidade transporte dos res√≠duos até Sabar√°, a Prefeitura esclarece em edital que aguarda a aprovação por parte da Câmara de Vereadores para a adesão de Barão no aterro localizado entre as cidades de João Monlevade e Rio Piracicaba. Importante destacar que o Aterro Sanit√°rio do munic√≠pio não possui licenciamento pelo órgão competente.

Outros detalhes da licitação é que os ve√≠culos utilizados pela empresa vencedora não podem exceder a cinco anos de fabricação e a empresa deve fazer a coleta tr√™s vezes por semana em todas as vias, exceto nas vias p√ļblicas da √°rea central que serão diariamemente. J√° nos distritos a coleta deve ser feita de duas a tr√™s vezes por semana.

Paleativo

Atualmente, a própria Prefeitura vem fazendo o recolhimento dos res√≠duos com ve√≠culos próprios e servidores. Conforme espeficicado no documento, o serviço, ainda que paleativo até a contratação da nova empresa, vem atendendo todo o per√≠metro urbano e rural utilizando tr√™s ve√≠culos na √°rea urbana e um ve√≠culo na √°rea rural.

Em v√≠deo postado esta semana nas redes sociais da Prefeitura de Barão de Cocais, o secret√°rio de Meio AMbiente, Cristiano Lage reconheceu que o assunto é importante e delicado. Ele informou sobre a negativa da empresa que prestava o serviço em renovar o contrato por mais seis meses, sem especificar motivos. Desta forma, segundo ele, a Prefeitura fez a manutenção de ve√≠culos da própria frota para o recolhimento de res√≠duos, além de reunião com servidores da limpeza urbana.

Como j√° informado, o recolhimento dos res√≠duos atualmente é feito com quatro ve√≠culos, oito coletores garis e quatro motoristas fazendo a rota no munic√≠pio, sendo que outros quatro levam o material coletado até Sabar√°. Ao final, o secret√°rio pede a colaboração e entendimento da população e informa o WhatsApp da secretaria para reclamações ou pedido de informações: 3837 7602.

Comunicar erro
Banner SGRA

Coment√°rios

CMJM