A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Educação criou os benefícios estudantis para proporcionar aos estudantes são-gonçalenses a opção de cursar o Ensino Superior em outras cidades e se formarem na profissão que almejam. Os auxílios Transporte, Bolsa Inteligente e Bolsa Estudantil alcançam 410 estudantes e somam aproximadamente R$360 mil mensais.
O fisioterapeuta e ecoterapeuta, Augusto Emílio Nascimento Veiga exerce a profissão em São Gonçalo e foi beneficiário do auxílio durante toda a graduação. "O auxílio me ajudou muito, pois para minha família seria difícil me custear em outra cidade. Não teria condições de concluir o curso se não fosse o auxílio transporte e acredito que esta é a situação de muitos que contam com o benefício", contou.
Dariane de Lourdes Venâncio Santos, atualmente psicóloga na Apae de São Gonçalo estudou na capital. "O auxílio foi um dos pilares da minha graduação, se não fosse pela Bolsa seria muito mais difícil manter o curso. Sou muito grata pelo auxílio, pois sou muito feliz com o que eu faço", explicou.
O estudante de Engenharia de Mobilidade, João Henrique Santana de Oliveira, morador da localidade de Sítio Oliveira, está quase concluindo o curso e é beneficiado com o Auxílio Transporte. "Com o Auxílio tenho a tranquilidade de poder custear o transporte para a faculdade, sendo de grande ajuda para o deslocamento. A iniciativa da prefeitura é muito importante para a formação de mão de obra local", comentou.
Os benefícios são oferecidos a estudantes são-gonçalenses de graduação e pós-graduação em redes públicas e particulares com valores até R$400,00 para transporte, mensalidades e custeio de despesas fora do domicílio. Os auxílios são determinados conforme as leis municipais nºs 2.230, 2.221 e 2.222.