CMJM
PMJM

Flávio Figueiredo quer esforço da Prefeitura para trazer Corpo de Bombeiros para Barão de Cocais

Vereador citou São Gonçalo e João Monlevade, que contam com o serviço a partir de ajuda de custo das prefeituras, e que o mesmo pode ser feito em Barão

Por Redação/N1 em 03/06/2024 às 11:54:03

Flávio Figueiredo (PSD) quer mais empenho da Prefeitura de Barão de Cocais - Foto: Cíntia Araújo/N1

O vereador Fl√°vio Figueiredo (PSD) apresentou uma indicação na Câmara Municipal de Barão de Cocais para que a Prefeitura intervenha junto ao Governo do Estado para instalar um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar na cidade. A indicação foi aprovada pelos demais vereadores.

Segundo Figueiredo, a sua indicação é uma forma de mostrar à Prefeitura que é necess√°rio buscar o di√°logo com o Governo do Estado. "Vemos cidades com arrecadação menor que a de Barão, mas que t√™m um mínimo de estrutura do Corpo de Bombeiros", explicou. Ainda segundo o vereador, Barão tem grande território e sempre sofre com queimadas e inc√™ndios. "Temos volunt√°rios, que fazem um excepcional trabalho, mas essa retaguarda é importante também", opinou.

Fl√°vio disse que buscou entender o processo feito em São Gonçalo do Rio Abaixo e João Monlevade, cidades que t√™m cada uma um Posto Avançado. Segundo ele, nos dois municípios foram feitos conv√™nios junto com as prefeituras que permitem custeio de parte da estrutura dos bombeiros. Importante destacar ainda que não h√° mais a cobrança da 'taxa de inc√™ndio', ou seja, não h√° custo a mais aos comerciantes da cidade. "Seja com pagamento de aluguel do imóvel e até com cessão de servidores para trabalharem no administrativo, as duas prefeituras ajudam a pagar a estrutura, o que permitiu a instalação do serviço. Não interessa se o Corpo de Bombeiros Militar é responsabilidade do Governo do Estado. Aqui em Barão temos condições de arcar com a estrutura. Então que façamos bom uso do dinheiro público e façamos conv√™nio também", disse.

Por fim, o vereador cobrou que o Poder Executivo de Barão tenham um maior di√°logo com as prefeituras do Médio Piracicaba. "Vemos pela imprensa v√°rias matérias sobre encontros de prefeitos do Médio Piracicaba, reuniões da Associação dos Municípios da Microrregião (Amepi), prefeitos somando esforços pela duplicação da BR-381 e raramente citam Barão de Cocais. Barão só aparece quando o governo municipal quer cobrar mais arrecadação das empresas mineradoras. Não podemos parar no tempo. Precisamos estruturar Barão de Cocais para atrair mais empresas de diferentes √°reas", opinou o vereador.

Comunicar erro
Banner SGRA

Coment√°rios

CMJM