CMJM
PMJM

São Gonçalo mapeia potenciais econômicos com Programa Prospera+

Diversificação econômica é realidade na cidade, que conta com três distritos industriais e busca mais alternativas à mineração

Por Redação/N1 em 10/06/2024 às 10:53:51

Foto: Daniel Cota/Acom PMSGRA

A diversificação econômica é uma realidade em São Gonçalo do Rio Abaixo. Há anos, a cidade busca e implanta alternativas à atividade minerária, apostando em especial no empresário local, na atração de empresas a partir de incentivos locais, em investimentos nos três distritos industriais da cidade, no turismo ecológico e na modernização de ações, implantando as diretrizes de uma 'Cidade Inteligente'.

Todas essas questões foram condensadas em um material sobre o Programa de Diversificação Econômica, o Prospera+. Segundo a Prefeitura, a medida apresenta políticas públicas de desenvolvimento econômico a favor do sucesso dos negócios. Tal programa é divido em duas partes: o mapa econômico da cidade e os diferenciais ofertados em São Gonçalo para atrair novos negócios. Dentro da questão logística, destaca-se que a Prefeitura investe recursos próprios na construção de um novo trevo na BR-381, para escoamento de produção das empresas nos distritos industriais e também, chegada de insumos. Ainda nesse campo, é destacado pelo Executivo sua capacidade de investimento em infraestrutura para impulsionar o desenvolvimento, sendo R$500 milhões em quatro anos.

Na educação, além dos investimentos no ensino de tempo integral e no fornecimento de material escolar e uniformes na rede municipal, São Gonçalo mantém parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial para qualificar a mão de obra. Em segurança pública, a Prefeitura construiu a sede do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar, ajudando inclusive no custeio da unidade, além manter convênios com as polícias Civil e Militar. Outro ganho recente na área é a contratação de Guarda Patrimonial e o concurso para Guarda Civil Municipal, bem como o investimento na vigilância eletrônica.

Mais diversificação

O Parque Natural Municipal do Peti, criado na atual gestão, é visto como grande potencial do turismo ecológico e do desenvolvimento sustentável. Já com relação aos distritos industriais, esses abrigam empresas do ramo de laticínios, tabaco, serralheria, empresas do ramo gastronômico, dentre outras. Os três distritos somam 820.000 m².

Diferenciais

Sobre as políticas públicas ofertadas aos empresários, a Prefeitura de São Gonçalo elenca algumas. Dentre elas está o Programa Permanente de Obras Públicas e Melhorias de Estrutura Viária, Licenciamento Ambiental Ágil, Sala Mineira do Empreendedor e o Bolsa Trabalho. Esse último consiste em a Prefeitura pagar ao empregador um salário mínimo pelo prazo de quatro meses, desde que a vaga ofertada se mantenha por mais oito meses. Todas as ações são acompanhadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Confira todo o material no link: https://manualprosperamais.saogoncalo.mg.gov.br/

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM