N1
Arcelor

Barão: moradores organizam abaixo-assinado e pedem permanência do PSF Leão XIII no atual endereço

Por Redação/N1 em 21/06/2024 às 19:50:18

Foto: Divulgação

Os moradores dos bairros Cantinho do Céu, Brás Molina, Boa Esperança e Leão XIII estão se mobilizando para interceder junto à Prefeitura de Barão de Cocais pela permanência do PSF Leão XIII no atual endereço. Tanto que protocolaram um abaixo-assinado junto à Secretaria Municipal de Saúde e Câmara Municipal. Segundo um dos organizadores da mobilização, Alyson Júnior Nascimento, a Prefeitura informou por meio de agentes de saúde a transferência dos atendimentos para a UBS Serra Vila, já para o início de julho, a partir da junção do Leão XIII com o São João Batista.

Alyson reclama que a população não foi ouvida pelo Poder Executivo. Ainda segundo ele, há muitos idosos e pessoas com dificuldade de locomoção que serão impactadas com essa transferência. "Não houve nenhuma conversa com a gente. Por isso nós, moradores desses bairros, arregaçamos as mangas e fizemos o abaixo-assinado. Entregamos e protocolamos o documento com a Michela (Amaro, secretária de Saúde) e com João Lima (presidente da Câmara de Barão de Cocais)", explicou Alyson. Ele ainda disse que no início da próxima semana irá ao Ministério Público com o mesmo objetivo. "Nossa reivindicação não é política nem eleitoreira. Somos nós moradores que nos mobilizamos e queremos a continuidade do atendimento aqui. Não queremos a mudança, queremos investimentos", explicou Alyson.

A justificativa dada aos moradores é de que a unificação do atendimento no Serra Vila é de melhor infraestrutura. "Há muito tempo a gente tem que acordar 4 horas da manhã para pegar ficha para atendimento. Não houve nenhuma conversa de que isso vai mudar", sinalizou Alyson, que completou: "O que ela a secretária de Saúde nos explicou é que não tem pessoal para manter o atendimento nos dois endereços e que a Prefeitura não pode contratar mais pessoas por causa do período eleitoral que se aproxima. Mas é preciso pensar nos nossos idosos e quem não tem carro para ir mais longe", lembrou Alyson.

A reportagem entrou em contato com a secretária de Saúde, Michela Amaro. Muito solícita, ela explicou que a nova unidade fará a junção dos atendimentos dos usuários do Leão XIII e do São João Batista. "Os recursos destinados à obra foram para unificação das unidades, permitindo que os atendimentos aconteçam em um local com amplo espaço físico, promovendo assim um melhor atendimento na prestação dos serviços de saúde aos usuários do município", disse. Michela também confirmou o recebimento do documento e que este será analisado, mas que o objetivo da Prefeitura é sempre melhorar o atendimento, seja em infraestrutura como em atendimento ao usuário.

Comunicar erro
Delegacia Virtual

Comentários

CMJM