N1
Arcelor

Posto UAI da Câmara de Monlevade tem a melhor estrutura de Minas, afirma secretária estadual

Unidade tem capacidade para 11 mil atendimentos por mês

Por Redação/N1 em 27/06/2024 às 16:24:44

Foto: Cíntia Araújo/N1

A Câmara Municipal de João Monlevade, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (SEPLAG), inaugurou na manhã desta quinta-feira, 27, a Unidade de Atendimento Integrado (Posto UAI).

Implantada na modalidade "UAI Compartilha", João Monlevade se destaca como a primeira cidade da região a inaugurar uma Unidade. O Posto Uai possui capacidade média de mais de 11 mil atendimentos por mês, beneficiando quase 330 mil pessoas de João Monlevade e cidades da região.

O objetivo do Posto é facilitar a vida dos cidadãos, oferecendo num só lugar uma variedade de serviços como emissão da carteira de identidade nacional, alistamento militar, Procon, atestado de antecedentes criminais, Serviços do Cat-Sine, Receita Federal, recuperação de acesso gov.br e Serviços de Trânsito. O Posto UAI está localizado à rua Lucinda Soares da Fonseca, 36, bairro JK.

Demanda antiga

O presidente Fernando Linhares expressou sua alegria em ver concretizado o sonho de implantar a unidade no município. Ele ainda demonstrou gratidão aos colaboradores e apoiadores que tornaram o projeto possível, incluindo o Executivo, a SEPLAG, e o empresário José Maria. "Sou muito grato por todo apoio que tive neste período de implantação do Posto Uai. Agradeço a todos que contribuíram para que a entrega desta Unidade fosse possível. Esse é o presente da Câmara Municipal pelos 60 anos de emancipação política/administrativa da nossa amada João Monlevade".

Ainda em sua fala, Linhares ressaltou que o espaço é todo adaptado garantindo a acessibilidade de todos. Ele destacou que o proprietário do imóvel realizou a reforma do prédio e aquisição de toda a mobília, antes de ser locado pela Câmara. Ele lembrou ainda que com a inauguração haverá a ampliação da capacidade de atendimento e isto não acarretará em aumento da folha de pagamento, uma vez que os servidores que atuarão no local serão os mesmo que já atuam em suas funções. "Estamos atendendo uma demanda antiga da população por um local centralizado onde possam resolver diversas questões em um só lugar, de forma prática e rápida".

Elogios a estrutura

Em seu discurso, a secretária de Estado de Planejamento, Camila Neves, falou da felicidade em inaugurar mais uma UAI no Estado. "Hoje, aqui em João Monlevade, a gente tem a 48ª UAI sendo inaugurada, e mais que isso, a gente tem a maior UAI Compartilha, que a gente já teve inaugurada e, vou dizer, com a melhor estrutura".

Ainda em sua fala, Camila informou que a unidade poderá ser modelo para outros Postos que serão inaugurados. "A gente já está até planejando trazer os outros aqui para conhecer o espaço, porque ficou muito bom. Espero que João Monlevade aproveite muito dessa estrutura e que a gente, enquanto Minas Gerais, aprenda muito com vocês para poder expandir ainda mais essa política que é tão importante chegar em outras regiões, em outros municípios".

Presenças

A solenidade contou com a presença do presidente da Câmara, Fernando Linhares; do prefeito Dr. Laércio Ribeiro; vice-prefeito, Fabrício Lopes; Secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Camila Barbosa Neves; Subsecretário de Estado de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão, Rodrigo Diniz Lara; delegado-geral e chefe do 12º Departamento de Polícia Civil de Ipatinga, Dr. Gilmaro Alves Ferreira; Comandante da Polícia Militar Major Rodrigo Ferreira de Oliveira e do delegado regional de Polícia Civil, Bernardo de Barros Machado.

Também estiveram presentes os vereadores Belmar Diniz, Bruno Cabeção, Marquinho Dornelas, Pastor Lieberth e Thiago Titó, bem como autoridades da região, e representantes de entidades e sociedade civil.

Mais discursos

O prefeito Dr. Laércio Ribeiro parabenizou a Câmara pela inauguração. "Expresso minha gratidão pela sólida parceria construída entre o Legislativo e o Executivo. A inauguração do Posto UAI é um marco significativo na história de nossa cidade e um reflexo do nosso compromisso com a inovação e o bem-estar de cada cidadão". Dr. Laércio destacou ainda que alguns dos serviços que funcionarão na UAI são de responsabilidade da Prefeitura, como o Cat-Sine, Procon, Junta Militar e o Posto da receita Federal.

O delegado-geral e chefe do 12º DPC,Dr. Gilmaro Alves, e o delegado regional de PC de João Monlevade, Bernardo de Barros, também enalteceram a importância do Posto UAI para a prestação de serviços para o cidadão.

Uai Compartilha

A UAI Compartilha, programa lançado pela Seplag-MG em 2019, tem sido um importante instrumento para a expansão desse modelo de atendimento eficiente. Além de João Monlevade, outras 15 UAIs Compartilha já foram inauguradas em municípios de Minas Gerais, reforçando o compromisso do governo com a melhoria contínua dos serviços públicos em todo o Estado.

Com a inauguração da unidade em João Monlevade, a Seplag-MG alcança a marca de 48 UAIs em todo o estado, proporcionando acesso facilitado a diversos serviços públicos essenciais.

Para acessar os serviços, o cidadão precisará fazer um agendamento, via site cidadao.mg.gov.br ou pelo APP Cidadão. Além disso, os interessados podem solicitar na própria Unidade orientações para o agendamento.

Comunicar erro
Delegacia Virtual

Comentários

CMJM