BANNER PMJM
cmjm 2

Combate à pandemia: Lei Seca e toque de recolher em João Monlevade

Prefeitura endurece medidas, mas decreto só será publicado nesta terça (9)

Por Redação - Portal Notícia1 em 08/03/2021 às 17:15:02

Foto: Cíntia Araújo/Portal N1

A Prefeitura de João Monlevade definiu hoje (8) sobre um novo decreto diante o agravamento da pandemia do coronavírus na cidade. Lei seca, restrições de funcionamento e toque de recolher de 20h às 5h são alguns tópicos definidos pelo Executivo. Contudo, o decreto só será publicado amanhã (9), passando a vigorar a partir de 10 de março.

Em nota, a Prefeitura destaca que "o novo decreto que trata do horário de funcionamento de atividades comerciais com potencial de aglomeração de pessoas para enfrentamento da situação de emergência pública, causada pela Covid-19, buscou equilíbrio e justiça, e se apresenta como o mais restritivo que todos os apresentados pelos demais estados da federação".

Ainda segundo o Executivo, a publicação tem o objetivo de intensificar as ações de combate a pandemia. Sobre as medidas definidas para o documento, o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT) enfatizou a necessidade de aumentar as restrições: "O país atravessa o pior momento desde o início da pandemia há exatamente 1 ano. Sem ação do Governo Federal para garantir as vacinas e sem coordenação nacional das ações preventivas para evitar a transmissão, muito pelo contrário, jogando contra uso de máscara e distanciamento social, nossa região também entrou em situação de colapso na saúde" disse.

Diante do novo cenário, o prefeito voltou a pedir a colaboração da população, trabalhadores e empresários, entidades e igrejas, para frear o avanço do vírus na região do Médio Piracicaba. "É necessário um esforço conjunto ao qual a prefeitura de Monlevade adere, com os sinais de colapso no CTI Hospital Margarida anunciados hoje. Implantaremos medidas mais restritivas para evitar aglomerações e o contágio subsequente" afirmou.

Colapso no Margarida

Na manhã de hoje, o boletim epidemiológico do Hospital Margarida demonstrou que os 15 leitos voltados exclusivamente para pacientes com suspeitas ou confirmados com a covid-19 estavam ocupados. Outro paciente, que também necessitou do aparato do CTI foi colocado em outro leito, ou seja, a casa estava com 110% de taxa de ocupação de CTI. Além disso, outros 10, sendo oito de Monlevade e dois de fora, estavam em leitos de enfermaria e dois no ambulatório.

Causa preocupação o fato de que casas de saúde de cidades da região também estarem operando além da capacidade. Tanto que outros municípios, como Itabira e Barão de Cocais, também endureceram as regras com intuito de conter o avanço da pandemia.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM