A semana será de muita movimentação política, com a realização das convenções partidárias em Barão de Cocais. Pela norma, os partidos deverão escolher os políticos que vão disputar o pleito até 5 de agosto, data final estipulada para realização das convenções. Dessa forma, não há candidatura avulsa. Para sair candidato, o político deve estar regulamente filiado ao partido e ser escolhido pela legenda para disputar o pleito. A eleição interna é feita por meio de votação dos filiados nas chapas que se inscrevem para os cargos que estarão em disputa. O número que os candidatos usarão na urna eletrônica também deve ser definido na eleição interna.
No dia 30, os nomes de Joãozinho de Dona Luzia (Republicanos) e Bruno Quintão (Democracia Cristã) como candidatos a prefeito e vice em Barão de Cocais podem ser confirmados. As siglas realizam as convenções partidárias nesta data, a partir das 19h, na avenida Wilson Alvarenga, nº 339, bairro Viúva. A reunião é aberta à comunidade. Já no dia 2 de agosto, no Salão Padovani, outras siglas partidárias podem confirmar a chapa com o ex-prefeito Geraldo Abade (PSD) e Bruce Verdolin (PSDB Cidadania). Além dos dois partidos, realizam as convenções no mesmo dia e local o Podemos, Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB). As convenções estão agendadas para a partir das 18h.
Outra pré-candidatura que deve ser confirmada é do empresário Zé Mota (Avante) e Alex do Esporte, no dia 5 de agosto. A convenção dos partidos Progressista (PP), Agir, Partido Socialista Brasileiro (PSB), União Brasil e Mobiliza (PMN) será no Metalusina, a partir das 19h. O Partido Liberal (PL) já fez a sua convenção. Foram confirmados Lindemberg Alves e Daniel Arantes como candidatos.