Nos Ășltimos dez dias, o aplicativo Pardal, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recebeu mais de 14 mil denĂșncias de irregularidades na propaganda eleitoral, o que dĂĄ, em média, uma denĂșncia por minuto.
A propaganda eleitoral começou oficialmente no dia 16 de agosto e deve seguir uma série de regras estabelecidas em resolução pelo TSE, seja nas ruas ou na internet, em especial no que diz respeito às redes sociais e utilização de ferramentas de InteligĂȘncia Artificial, por exemplo. A informação é da AgĂȘncia Brasil. A maior parte das denĂșncias, até o momento diz respeito a campanhas para o cargo de vereador.
O aplicativo Pardal - disponĂvel para celulares com sistemas operacionais Android ou iOS, existe desde 2012, sendo aprimorado desde então. A ideia do aplicativo é contribuir com o poder de polĂcia da Justiça Eleitoral, que pode determinar a retirada de circulação de qualquer propaganda irregular. Segundo o TSE, todas as denĂșncias são encaminhadas a um juiz eleitoral responsĂĄvel para que tome providĂȘncias.
Fake News
O SOS Voto, disque-denĂșncia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também é uma importante ferramenta no combate à desinformação e foi para receber relatos de mentiras sobre o processo eleitoral nas redes sociais. A ferramenta pode ser acessada gratuitamente por qualquer cidadã ou cidadão, em todas as regiões do paĂs, por meio do nĂșmero de telefone 1491.
O SOS Voto funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e no sĂĄbado, das 9h às 17h, com capacidade para atender até mil ligações diĂĄrias. O atendimento é realizado por colaboradoras e colaboradores do TSE especialmente treinados para receber as denĂșncias. A iniciativa inédita no TSE, promove maior transparĂȘncia e agilidade no combate às mentiras durante as Eleições Municipais de 2024.