As obras de reforma do imóvel do antigo Fórum Omar Avelino Soares, destinado para sediar a Delegacia de PolĂcia Civil da cidade, avançam. Quem passa pelo local jĂĄ vĂȘ a fachada com as cores padrões da PolĂcia Civil.
Como jĂĄ informado pelo N1, o local abrigarĂĄ a nova sede da Delegacia, que atualmente funciona em espaço cedido pela Gerdau, a partir de convĂȘnio com a Prefeitura. Segundo a PolĂcia Civil, o prédio do antigo fórum é de propriedade do Governo do Estado, e após desocupado, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag) avaliou sua melhor destinação para a PolĂcia Civil de Barão, que não tem sede própria.
Em conversa com a reportagem, o delegado Daniel Mansur reforçou a conquista. Ele explicou que o projeto foi apresentado ao fórum, que pode destinar verbas oriundas da vara de Execução Criminal para projetos que sejam de interesse social. "Apresentamos o projeto de reformulação do prédio, desenvolvido por nós, com ajuda da iniciativa privada e do 12Âș Departamento de PolĂcia Civil. Apresentamos ao Tribunal de Justiça e foi aprovado", explicou. Assim, a verba foi repassada ao Conselho de Segurança PĂșblica, que por sua vez transferirĂĄ ao prestador de serviço, garantindo lisura ao processo.
Histórico
A PolĂcia Civil possui um Termo de Acordo e Responsabilidade para o prédio em questão, desde 2022. O delegado responsĂĄvel por Barão à época, Paulo Tavares, coordenou a vistoria do espaço, elaboração do projeto e planilha de custos, encaminhando os documentos ao Governo. Era aguardado a disponibilização de recurso, intermediada pelo delegado atual.