Algumas áreas do Hospital Waldemar das Dores, em Barão de Cocais, vem passando por reforma. A iniciativa é da Construtora Vale Verde, a partir do Praça Digital, programa da Vale, que basicamente é uma ponte entre as organizações que precisam de melhorias e fornecedores da mineradora que podem contribuir para que se tornem realidade.
A Vale explica que o Praça Digital consiste em ofertar às organizações sociais locais das cidades em que tem algum tipo de operação, um espaço para que realizam o seu cadastro e inscrevam projetos sociais que precisam de apoio para execução. Da mesma forma, os fornecedores realizam o cadastro e conseguem visualizar os projetos disponíveis, a categoria da iniciativa, público-alvo, valor necessário, dentro outros.
Conforme publicação da Vale Verde, na última semana foi assinado o Termo de Doação para a reforma da Unidade de Internação do hospital. Segundo a empresa o gesto reafirma o compromisso com o desenvolvimento, prosperidade e o bem-estar das comunidades em que atua. A empresa ainda destaca que o projeto vai além da renovação de um espaço físico, pois representa a contribuição para a melhoria da qualidade de vida da população de Barão de Cocais.
Em vídeo na rede social do vereador Tico Santos (Mobiliza), a diretora assistencial da Associação de Proteção e Amparo à Saúde (Apas), gestora do hospital de Barão, Juliana Santos, informou que a Vale Verde fez a doação de R$85 mil. Com esse montante, a diretora explica que serão reformados cinco banheiros, 15 trocas de portas, a pintura de todo o espaço e a obra do Posto de Enfermagem.
Histórico
Investimentos na estrutura do Waldemar das Dores são cobrados constantemente, seja pela população ou pelos vereadores da Câmara Municipal. O assunto é pauta recorrente nas audiências públicas de prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde que ocorrem no Poder Legislativo. Na última audiência, foi esclarecido pela diretoria da Apas que o contrato da associação com o município cobre apenas pequenos reparos, sendo que a responsabilidade por obras de médio e grande porte é da Prefeitura. O vereador Paulinho da ONG (Republicanos), chegou a registrar por meio de fotos a situação da infraestrutura do hospital para levar ao Ministério Público. João Lima (PSDB), Rafael Tcheba (PDT), Flávio Figueiredo (PSD), Fabrício Preto (União), Adriano dos Santos (PSB), Dr. Washington (MDB) e Tico (Mobiliza) também são recorrentes cobradores da Prefeitura com relação à infraestrutura do hospital e das unidades de saúde em audiências públicas.