João Monlevade ganhou duas estações de acompanhamento da qualidade do ar. Na última semana, a ArcelorMittal concluiu a instalação de duas Estações Automáticas de Monitoramento da Qualidade do Ar, nos bairros Vila Tanque e Centro Industrial, em locais definidos pelo Núcleo de Qualidade do Ar da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM). Com investimento de cerca de R$ 3 milhões para a instalação, os equipamentos transmitirão dados automaticamente para o órgão ambiental estadual. De acordo com a empresa, as informações permitirão o acompanhamento da qualidade do ar do município em tempo real.
A instalação das Estações Automáticas integra uma série de ações previstas em compromisso assumido junto ao Ministério Público e ao órgão ambiental, com o objetivo de mitigar a questão de emissões na região. "A empresa está em Monlevade há quase 90 anos e ao longo de todo esse tempo sempre se pautou pela busca da melhoria contínua em todos os seus processos, tanto nos aspectos operacionais quanto socioambientais. A maior parte das ações definidas pelo Poder Público foram concluídas mesmo antes da assinatura dos compromissos firmados e as outras já estão em andamento e deverão ser concluídas antes do prazo", destaca Fabiano Cristeli, diretor da unidade de João Monlevade da ArcelorMittal.
Além da instalação das estações, as outras ações já implementadas foram a instalação de canhões de névoa e aspersores de água no pátio de coprodutos, reforço na umectação das áreas operacionais do pátio e plantio de cortina arbórea.
Sobre a ArcelorMittal
Maior produtor de aço no Brasil e líder no mercado global, o Grupo ArcelorMittal tem cerca de 127 mil empregados, sendo 20 mil no Brasil, e atende a clientes em 140 países, com o propósito de criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta.A empresa tem unidades industriais em oito estados (MG, ES, RJ, SC, CE, BA, SP e MS), além da maior rede de distribuição do país. Foi a primeira empresa das Américas com uma unidade certificada pelo ResponsibleSteel, uma das certificações em ESG mais respeitadas no mundo. As plantas brasileiras têm capacidade de produção anual de 15,5 milhões de toneladas de aço bruto e de 5,1 milhões de toneladas de minério de ferro e atendem às indústrias automobilística, de eletrodomésticos, construção civil, óleo e gás, máquinas e equipamentos, dentre outras. A empresa atua, ainda, em áreas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas plantadas de eucalipto) e tecnologia da informação.