O prefeito de Barão de Cocais, Décio dos Santos (PSB) decretou Estado de Emergência no município em virtude das queimadas em vários pontos da cidade e da zona rural. Diante disso, a reportagem do N1 questionou a Assessoria de Comunicação do Executivo quais as medidas que a Prefeitura adota a partir do documento, ou seja, na prática, quais ações já vem sendo trabalhadas.
Segundo a assessoria, de imediato é possível ofertar apoio de colaboradores e de veículos. A Prefeitura afirma que está viabilizando a contratação de brigadistas, veículos e maquinários. O Executivo explica ainda que haverá aquisição de insumos, como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e equipamentos para combate à incêndio. Especificamente sobre a Defesa Civil Municipal, foi informado que esta conta com cinco servidores, sendo uma coordenadora e quatro agentes, e que o setor responde à Secretaria do Executivo.
Sobre a contribuição ofertada ao Grupo Resgate Voluntário de Barão de Cocais (GRVE), a Prefeitura afirma que disponibiliza caminhão-pipa, veículo 4x4 e que faz uma mobilização com as empresas locais para doação de recursos. Outro ponto é que vem sendo adotadas medidas para a contratação de brigadista.
Saúde
A reportagem do N1 questionou se houve aumento de casos de crises respiratórias a partir das queimadas. A assessoria de Comunicação informou que, de acordo com a Secretaria de Saúde, está sendo realizado um monitoramento contínuo e não há, até o momento, um aumento considerável desses casos.
GRVE
O Grupo Resgate Voluntário de Barão de Cocais, que luta bravamente para conter os incêndios e queimadas, está com uma campanha de arrecadação permanente. Entre os itens necessários, dois tem mais urgência: balaclava e protetor solar. O grupo pede ainda que a população doe água, isotônico, biscoito, refrigerante, sucos e água de coco. Quem preferir pode fazer doação de qualquer quantia via PIX: 13924990/0001-04.