Arcelor

Três candidatos procuram a PC após terem santinhos jogados nas ruas de Barão

Vídeo flagra momento em que funcionário de terceirizada faz uma das ações. Prefeitura notificou a empresa responsável

Por Redação/N1 em 17/09/2024 às 18:23:26

Foto: Reprodução/Vídeo

Pelo menos três candidatos ao cargo de vereador em Barão de Cocais procuraram a Delegacia de Polícia Civil para efetuarem o Registro de Evento de Defesa Social (REDS), após terem o material de campanha, popularmente conhecido como 'santinho' derramados em ruas da cidade. Dr. Paulo Delegado (Podemos), Rafael Tcheba (PDT) e Figueredo É Saúde (PSD), fizeram os registros entre ontem (16) e hoje (17). Os três estão na coligação do candidato Geraldo Abade (PSD) e Bruce de Armando. Especificamente o último teve seu material derramado por funcionário de empresa terceirizada de coleta de resíduos sólidos, conforme flagrante de câmeras de vigilância de uma residência. A Prefeitura de Barão afirmou por meio de sua secretaria de Comunicação que notificou a empresa e que ela apresente uma declaração formal sobre o ocorrido, com o prazo até amanhã (18).

Dr. Paulo Delegado teve o material derramado na rua Padre Teles, no centro da cidade. Segundo ele, câmeras do sistema Olho Vivo ajudaram a identificar o casal responsável pela ação. Ele informou inclusive que o homem tem ficha policial. Pelas imagens, é possível ver o homem jogando o material às 23h29 de domingo (15), acompanhado de uma mulher. Pela manhã, moradores da via publicaram imagens da rua tomada de santinhos. O candidato providenciou a limpeza imediata e fez o registro policial. O mesmo foi feito por Rafael Tcheba. O material dele foi jogado próximo à Câmara Municipal, na avenida Getúlio Vargas. Figueiredo teve seus santinhos espalhados no bairro Vila Brandão. Imagens capturadas por uma câmera de uma residência da via mostram que o material foi jogado por um gari da empresa contratada para coleta de resíduos. Esse mesmo gari, em postagem no perfil de comunicação @bcm1lgrau_ofc confirmou ser o autor da ação, e disse que não cometeu crime, por ter "encontrado" o material em uma caçamba de lixo. Ele apagou os comentários pouco depois, mas Figueiredo possui os prints da conversa.

A reportagem questionou a Prefeitura sobre quais medidas o Executivo adotaria com relação a empresa. Em resposta, foi informado que a empresa já foi notificada pela Secretaria de Meio Ambiente e foi solicitado que apresente uma declaração formal sobre o ocorrido, com o prazo até amanhã (18). A declaração deve incluir as apurações externas realizadas, abrangendo não apenas o local mostrado no vídeo recebido, onde foram encontrados santinhos espalhados, mas também em outras áreas relacionadas ao caso. A Polícia Civil investiga o caso, inclusive como os envolvidos tiveram acesso aos materiais dos candidatos.

Comunicar erro
Delegacia Virtual

Comentários

CMJM