A PolĂcia Militar registrou um caso de feminicĂdio nessa segunda-feira (28), no bairro Padre Trombé, em Barão de Cocais. Uma mulher de 38 anos foi morta com um tiro na cabeça, pelo ex, um homem de 42 anos, que em seguida se matou.
Segundo relatos da mãe da vĂtima, ela ouviu dois disparos e depois um terceiro. Ao ir até a casa da filha, encontrou os corpos dela e do ex-genro caĂdos e ensanguentados no chão.
A PolĂcia Militar foi acionada e, ao chegar no local, encontrou indĂcios de que o autor teria pulado o muro para invadir a residĂȘncia da ex-companheira. Uma escada estava encostada do lado de fora.
No interior da casa, o corpo da mulher estava em um dos quartos com um tiro na cabeça. JĂĄ o homem foi encontrado caĂdo entre o corredor e outro cômodo, com uma arma de fogo calibre .38 ao lado, que teria sido usada nos disparos.
A mãe da vĂtima informou que sua filha possuĂa medida protetiva contra o ex-marido e que o veĂculo dele estava estacionado nas proximidades. A perĂcia encontrou trĂȘs cartuchos deflagrados na arma e munições percutidas.
Após os trabalhos periciais, os corpos foram liberados para o Instituto Médico Legal.
Denuncie!
O registro de ocorrĂȘncia, em especial o de violĂȘncia contra a mulher, pode ser feito pela internet, via delegacia virtual. Basta acessar www.delegaciavirtual.sids.mg.gov.br
Outra forma de acionar as forças de segurança pĂșblica é pelo 190 (PolĂcia Militar) e 181 ou 180 (denĂșncia anônima) ou 197 (PolĂcia Civil). A orientação é acionar a PM sempre de forma urgente, ou seja, quando as agressões estiverem ocorrendo. E não é só a vĂtima que pode denunciar. Qualquer pessoa que presencie atos de violĂȘncia deve fazer a denĂșncia. Isso pode salvar uma vida!
Outro ponto é que a Medida Protetiva, pode ser requerida pela mulher a qualquer momento, e não se restringe a casos de agressão fĂsica, incluindo aĂ violĂȘncia psicológica, patrimonial, moral e sexual também. Ainda que por vezes desacreditada, a medida protetiva deve ser requerida sempre que necessĂĄrio pois possibilita inclusive que o agressor seja preso em flagrante diante do não cumprimento da medida.
Centro de Valorização da Vida
VocĂȘ conhece o CVV – Centro de Valorização da Vida? Essa é uma das ONGs mais antigas do paĂs e atua no apoio emocional e na prevenção do suicĂdio por meio do telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente.
O serviço é gratuito e voluntĂĄrios ficam disponĂveis 24 horas por dia, nos 365 dias do ano, aos que querem e precisam conversar sobre seus sentimentos, dores e descobertas, dificuldades e alegrias. De forma sigilosa e sem julgamentos, o voluntĂĄrio do CVV busca ouvir aquele que liga com profundo respeito, aceitação, confiança e compreensão, valorizando a vida e, consequentemente, prevenindo o suicĂdio. VocĂȘ importa! Ligue 188 sempre que precisar.