CMJM
PMJM
SGRA

Coleta de lixo em Barão: empresa já acumula três notificações e uma advertência em 39 dias de serviço

Prefeitura aponta problemas mecânicos simultâneos em caminhões e que empresa não recebeu nenhum pagamento pelo serviço

Por Redação/N1 em 05/11/2024 às 17:57:45

Foto: Cíntia Araújo/N1

Em 14 de outubro, a reportagem do N1 publicou uma matéria referente às falhas no serviço de coleta de lixo em Barão de Cocais. A justificativa da Prefeitura era que o processo licitatório para esse serviço foi concluído em 27 de setembro, data em que a Fóssil Limpeza e Locação passou a trabalhar. As falhas também tiveram como justificativa a transição do serviço e problemas mecânicos simultâneos em diversos caminhões. A referida empresa recebeu duas notificações formais da secretaria responsável. Três semanas se passaram e a população continua a apontar as falhas e reclamar, com razão, do serviço prestado.

A reportagem do N1 voltou a questionar o Executivo sobre a questão. Em resposta nesta terça (5), a Prefeitura informou que existem as rotas estabelecidas para a coleta de resíduos, que se dão de segunda à sábado. Um turno roda de 7h às 15h e outro de 15h às 23h. Assim, conforme resposta do Executivo, a empresa deveria executar as rotas nos horários e dias pré-estabelecidos, entretanto, com os problemas mecânicos simultâneos nos caminhões, acabam atrasando em horas e algumas vezes, até mesmo deixando uma rota de um dia para o outro. Com isso, há acúmulos de resíduos nos coletores. Contudo, de acordo com a Prefeitura, "ainda que fora do tempo correto, todos os coletores vêm sempre sendo coletados".

Sobre as medidas adotadas pelo Poder Público Municipal sobre o caso, foi destacado "que o serviço está sendo prestado há apenas 39 dias, o que resulta em uma penalidade a cada 9,75 dias. Outras medidas serão tomadas, e nenhum pagamento ainda foi realizado". Por fim, a reportagem questionou a quem o cidadão deve recorrer nestes casos de acúmulo. Os telefones informados foram da Secretaria de Meio Ambiente (3837-7602 ou 3837-7650).

Comunicar erro
Delegacia Virtual

Comentários

CMJM