Presença do atual vice-prefeito, FabrÃcio Lopes (MDB), na futura gestão, liderança de Governo na Câmara Municipal de João Monlevade, e o trabalho a ser desenvolvido com a vice eleita, Dorinha Machado (MDB). O prefeito reeleito de Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT) respondeu a questionamentos da reportagem do N1 sobre esses três pontos especÃficos, além de possÃveis mudanças no secretariado.
A primeira pergunta foi sobre possÃveis mudanças no primeiro escalão do Governo. Segundo o prefeito, é natural que um novo governo traga consigo algumas alterações. "Nossa administração busca continuamente fortalecer a gestão pública com profissionais qualificados, incluindo, quando apropriado, novos nomes que possam contribuir com nossa cidade. Além disso, com a coalizão de novos partidos que se juntaram ao nosso projeto, teremos a oportunidade de integrar talentos diversos e comprometidos", explicou. Ainda segundo o chefe do Executivo, o objetivo é sempre oferecer um serviço público eficiente, moderno e voltado para as necessidades dos cidadãos.
A segunda pergunta foi sobre a permanência de FabrÃcio Lopes no Governo, respondendo por alguma secretaria municipal. Em resposta, Dr. Laércio reconheceu o trabalho dele. "É, sem dúvida, uma figura central no nosso governo e no projeto que construÃmos juntos. A confiança que tenho em seu trabalho e em seu caráter é imensa", disse. Contudo, ele mencionou que não há um acordo formal sobre qual função ele assumiria. "Quero contar com a experiência e o compromisso que ele demonstrou até agora. FabrÃcio fez um trabalho exemplar e será uma peça-chave na continuidade dos projetos e avanços que estamos promovendo. Estou certo de que sua presença trará ainda mais força e consistência para as novas ações que planejamos para o futuro de João Monlevade".
Outro questionamento foi sobre qual vereador ou vereadora será lÃder do Governo da Câmara de João Monlevade. Atualmente, é o vereador Belmar Diniz (PT), que foi reeleito. Quem acompanhou as últimas reuniões ordinárias percebeu também o tom de cobrança de Belmar com relação a algumas ações do Executivo e ainda, seu descontentamento com algumas pessoas de dentro do Governo com relação a apoio nas eleições municipais. Além disso, outra vereadora eleita pelo Partido dos Trabalhadores foi Maria do Sagrado, além do MDB, de Dorinha Machado, ter como vereadores o atual segundo secretário, Revetrie Teixeira e Thiago Titó, além dos vereadores dos partidos que formaram a coligação. Sobre o assunto, o primeiro ponto destacado pelo prefeito é que o diálogo com os vereadores será uma prioridade para este novo governo e que a escolha do lÃder de governo na Câmara será feita com cautela e responsabilidade, visando sempre um alinhamento que fortaleça a relação entre o Executivo e o Legislativo. "Belmar é um nome que tem se destacado pela experiência e dedicação com que acompanhou de perto nossa gestão. Ele possui todas as qualidades necessárias e conta com a minha confiança para continuar sendo um representante forte e proativo na Câmara. Mas, essa decisão será fruto de um diálogo com todos os envolvidos para garantir que nosso trabalho continue de forma harmônica e com o apoio necessário".
Por fim, foi questionado pelo N1 sobre a possibilidade de Dorinha Machado assumir alguma secretaria, em especial pela sua experiência polÃtica. "Nos meus governos, o vice-prefeito tem um papel ativo e relevante. Confio plenamente na competência de Dorinha Machado. Sua trajetória na Câmara Municipal e na Assistência Social demonstra seu compromisso e dedicação com a nossa cidade. Pretendo trabalhar lado a lado com ela para definir qual será a melhor maneira de contribuir para nosso governo, sempre buscando oferecer o melhor para João Monlevade", afirmou Dr. Laércio, que completou que Dorinha terá um papel importante e estratégico, fortalecendo as ações da administração.