Velhas justificativas e nenhuma solução. Em 14 de outubro, a reportagem do N1 publicou uma matéria referente às falhas no serviço de coleta de lixo em Barão de Cocais. A justificativa da Prefeitura era que o processo licitatório para esse serviço foi concluído em 27 de setembro, data em que a Fóssil Limpeza e Locação passou a trabalhar. As falhas também tiveram como justificativa a transição do serviço e problemas mecânicos simultâneos em diversos caminhões. A referida empresa recebeu duas notificações formais da secretaria responsável.
A reportagem do N1 voltou a questionar o Executivo sobre a questão. Em resposta, no dia 5 de novembro, a Prefeitura informou que existem as rotas estabelecidas para a coleta de resíduos, que se dão de segunda à sábado. Um turno roda de 7h às 15h e outro de 15h às 23h. Assim, conforme resposta do Executivo, a empresa deveria executar as rotas nos horários e dias pré-estabelecidos, entretanto, com os problemas mecânicos simultâneos nos caminhões, acabam atrasando em horas e algumas vezes, até mesmo deixando uma rota de um dia para o outro. Com isso, há acúmulos de resíduos nos coletores. Contudo, de acordo com a Prefeitura, "ainda que fora do tempo correto, todos os coletores vêm sempre sendo coletados".
Hoje, dia 22, as mesmas justificativas e sem nenhuma solução imediata. A Prefeitura se manifestou novamente em suas redes sociais, apontando o que já foi informado. Acrescentou que os caminhões da empresa foram previamente vistoriados e que atendiam ao exigido no processo licitatório. Os próximos passos são processo administrativo que pode resulta em multa e por fim, recisão contratual. Ao final, o Executivo cocaiense, comandado pelo prefeito Décio dos Santos (PSB) pede desculpas à população.