O Chamamento Público para selecionar Organização da Sociedade Civil que tenha interesse em executar o denominado "Espetáculo Cultural Cantata Natalina - Natal Luz 2024, Barão de Cocais, só teve uma organização interessada. É o que consta na ata do chamamento, que foi feito hoje. Além disso, a Eixo Social de Inovações e Parcerias (ESIP), que consta origem em Juatuba, não apresentou a documentação conforme solicitado em edital, ultrapassando até mesmo o valor previsto, que é de R$700 mil. Assim, foi dado prazo de 24 horas para adequação dos documentos, bem como do valor apresentado.
Consta na ata que a referida OSC não apresentou os itens 3 e 4, que são ornamentações em árvores de médio e grande porte na Praça Nossa Senhora Aparecida. Além disso, não foi apresentado Atestado de Capacidade Técnica Operacional, que exige experiência comprovada por meio de atestados que comprove as realizações das atividades ou projetos relacionados ao objeto, ou seja, ornamentação natalina. É ressaltado na ata ainda que haverá atrasos nas fases subsequentes, sendo que a divulgação do resultado preliminar ocorrerá somente após envio dos documentos solicitados.
Prazo curto
Enquanto cidades da região, como João Monlevade, já inaugurou a ornamentação, ou Santa Bárbara, que está marcado para 4 de dezembro, o prazo em Barão é bem apertado. A previsão de montagem inicial da ornamentação do edital de Chamamento Público, é de 13 a 16 de dezembro. A desmontagem é a partir de 8 de janeiro.
Conforme documento, serão contempladas as praças do bairro Lagoa, do Rosário no Distrito de Cocais, Monsenhor Gerardo Magela - Matriz e Nossa Senhora Aparecida - Centro. É previsto no documento que o teste final das luzes será dia 16 de dezembro. Já as cantatas de Natal ocorrerão no dia 20 na Lagoa, 21 em Cocais, 22 na Praça da Matriz e 23 na Praça Nossa Senhora Aparecida, sempre a partir das 19h30. A Prefeitura justifica que o objetivo é fortalecer o comércio local, atraindo pessoas às ruas que certamente visitarão os empreendimentos existentes nos principais pontos onde acontecerão as ações. Além disso, segundo o Executivo, ao atrair turistas à região, principalmente para o distrito de Cocais, é uma forma de mostrar os principais atrativos turísticos, voltados principalmente para o ecoturismo, que vai de encontro a um dos principais temas levantados nos locais onde a mineração predomina como principal fonte de renda, que é a diversificação econômica.
Ornamentação
No Santuário São João Batista está prevista a duas grandes estruturas luminosas de cometas, uma estrutura tridimensional denominada árvore de folhas, de 10m, decorações para as árvores da praça e o coreto, além de presépio. Para a Praça Nossa Senhora Aparecida é pedido também uma estrutura tridimensional denominada árvore de folhas, de 10m, ornamentação das árvores e coreto.
Na Praça da Lagoa, o Executivo pediu a implantação de estrutura flutuante para comportar outra estrutura denominada "árvore icônica", de 15m. Além de bolas e arcos luminosos, é pedido também o letreiro de "Feliz Natal" e ornamentação de árvores do espaço. Já em Cocais haverá "árvore de arabescos" e decoração das árvores existentes.