CMJM
PMJM
SGRA

Prefeito de Barão de Cocais se manifesta sobre situação de emergência por crise na saúde pública e pela falta de coleta de lixo

Abade afirma que situação pode ser pior do que o identificado até o momento

Por Redação/N1 em 03/01/2025 às 07:48:09

Foto: Cíntia Araújo/N1

Um dos primeiros atos do prefeito Geraldo Abade (PSD) em seu primeiro dia de governo foi decretar situação de emergência no município de Barão de Cocais. Segundo a assessoria de Comunicação do Executivo e como mostrado pelo portal N1 em matéria veiculada nesta quinta (2), a grave deficiência no atendimento à saúde básica e hospitalar, "com risco à vida humana, e a situação insustentável da coleta de lixo, que agrava ainda mais os problemas de saúde da população, motivaram a adoção desta medida".

O decreto de situação de emergência é válido por 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período, caso necessário. Com essa ação, a Prefeitura poderá realizar contratações emergenciais de empresas e profissionais, sem a necessidade de licitação, para dar continuidade aos serviços essenciais de saúde e coleta de resíduos. Além disso, o decreto permite o remanejamento orçamentário e a realocação de recursos humanos e financeiros para corrigir as deficiências identificadas nessas duas áreas.

"A nossa equipe de transição encontrou dificuldades para verificar com detalhes a real situação do nosso hospital que está claramente precária. Ainda não sabemos a real situação, mas pode ser pior do que já identificamos até o momento", afirmou o prefeito Geraldo Abade.

A medida também prevê ações imediatas para regularizar a coleta de lixo e avalia a possibilidade de contratação de empresas alternativas para o serviço, caso necessário.

Com o decreto, as Secretarias Municipais de Saúde e de Meio Ambiente terão o prazo de 10 dias para apresentar um plano de ação com medidas para mitigar os problemas enfrentados pelo município.

Comunicar erro
Delegacia Virtual

Comentários

CMJM