Foto: Reprodução/Rede Social
O prefeito de João Monlevade, Dr. Láercio Ribeiro (PT), assinou no último dia 5, as portarias com mudanças nas gestões de algumas secretarias municipais.
A partir da data, o ex-vereador Gentil Bicalho, assume a chefia de Gabinete e Gilberto Vicente Barcelos é o novo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos. Gentil já foi assessor de Governo no primeiro mandato de Dr. Laercio. Já Gilberto passou pela secretaria de Administração e pela chefia de Gabinete.
Desde o final do ano passado era analisada a ida do vereador Belmar Diniz (PT) para a secretaria de Educação. Sua cadeira na Câmara Municipal deveria ser ocupada por Gustavo Prandini (PCdoB), primeiro suplente. Contudo, para que Gentil pudesse voltar para a Câmara, era ventilada a possibilidade de Prandini assumir uma pasta no governo. O fato não se concretizou com a recusa de Belmar em ser secretário. Além disso, conforme apurado, o nome de Gustavo Prandini é impopular entre empresários e entre os próprios vereadores. Tanto que na última semana, o presidente da Câmara, Fernando Linhares (Podemos) foi taxativo em cobrar do Executivo uma definição sobre a secretaria de Desenvolvimento Econômico, que era ocupada interinamente por Samuel Domingos da Silva. Linhares deixou claro que a Câmara não admitiria uma "nomeação política". Ele cobrou alguém técnico na pasta, em especial pela necessidade de diversificação econômica e especial atenção ao Distrito Industrial, que vem ganhando mais atenção após anúncio de cancelamento da expansão da ArcelorMittal. Bruno Cabeção (Avante) também fez a cobrança, enfatizando a importância da definição para as tratativas da economia local.
Mais definições
Também foi publicada no mesmo dia, a portaria que nomeia Samuel Domingos da Silva como Diretor da Fundação Parque do Areão e Ãreas verdes do município de João Monlevade.
Além disso, Karine César e Douglas Alexandre de Oliveira, que até então atuavam como interinos, assumem como secretários as pastas da Fazenda e de Esporte e Lazer, respectivamente.