Foto: Reprodução
Na reunião ordinária desta quinta-feira, 6 de março, os vereadores da Câmara Municipal de João Monlevade aprovaram a Moção de Aplausos nº 23/2025, destinada à Brigada Florestal Voluntária de João Monlevade. A homenagem foi proposta pelo vereador e presidente da Câmara, Fernando Linhares (Podemos), em reconhecimento ao trabalho exemplar da Brigada no combate a incêndios, na proteção do meio ambiente e na defesa da vida.
"A Moção de Aplausos é um reconhecimento pelo trabalho incansável da Brigada Florestal Voluntária e por sua contribuição significativa para a proteção ambiental e a preservação da vida em nossa região", destacou Linhares.
Ainda em sua fala, o presidente da Câmara relembrou a sua indicação, concretizada, de destinação de um dos veículos que estava parado na garagem do Poder Legislativo, para atendimento ao grupo voluntário. O carro compõe desde então a frota da Brigada Florestal e é usado em serviços administrativos e transporte dos voluntários para atender as ocorrências. "Uma brigada altiva, competente, honesta e dedicada, que contribuiu muito no combate a queimadas aqui em nossa cidade, muito antes da instalação do Corpo de Bombeiros", lembrou ele.
A Brigada Florestal Voluntária de João Monlevade foi fundada em 2020 com a missão de preservar o meio ambiente e atuar na prevenção de incêndios florestais, resgates de fauna silvestre e educação ambiental. Composta atualmente por 18 voluntários dedicados, a Brigada tem desempenhado papel essencial em situações de risco, realizando atendimentos de urgência e promovendo ações educativas para a conscientização da população.
Além de enfrentar os desafios relacionados ao combate de incêndios em áreas urbanas e rurais, a Brigada se dedica à sensibilização da comunidade sobre práticas sustentáveis, oferecendo palestras, oficinas e atividades em escolas e eventos públicos. Parcerias com a Prefeitura de João Monlevade, a Câmara Municipal e a AMEPI têm contribuído para fortalecer suas ações, ampliando seu alcance e impacto na região.