Foto: Reprodução/Rede Social
Rafael Augusto Gomes, conhecido como Rafael Tcheba, não é mais o secretário de Cultura e Turismo de Barão de Cocais. A portaria com sua exoneração foi assinada pelo prefeito Geraldo Abade (PSD), com data de 8 de abril.
A reportagem do N1 questionou o motivo da exoneração, e se a decisão foi do Governo ou do agora ex-secretário. A Administração esclareceu que a exoneração ocorreu a pedido do próprio Rafael Tcheba, por motivos particulares. Ainda em resposta à reportagem, foi destacado que o prefeito Geraldo Abade agradece a dedicação e ao trabalho desenvolvido por Rafael à frente da pasta, qualificado por ele como excelente. "Rafael foi um grande secretário, que conduziu com brilhantismo importantes projetos culturais para nosso municÃpio, como o sucesso do CarnaBarão 2025, que consolidou o evento como um dos mais importantes do calendário turÃstico regional", destacou.
Especificamente sobre quem assume a pasta da Cultura, é informado que, "para garantir a continuidade dos trabalhos, assume interinamente a pasta o secretário adjunto, João Lima". A justificativa é que João Lima, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, tem ampla experiência na área pública e profundo conhecimento das demandas culturais locais, atuando ativamente em iniciativas voltadas ao turismo e à preservação do patrimônio histórico do municÃpio. Por fim, a Prefeitura reforça que nenhum projeto ou evento cultural será afetado pela mudança. Conforme resposta à reportagem, "a administração municipal mantém seu compromisso com o segmento cultural e turÃstico de Barão de Cocais, assegurando que todas as ações planejadas seguirão em execução".