Rafael Tcheba (ao centro), ladeado pelo prefeito Geraldo Abade e pelo vice, Bruce Padovani - Foto: Reprodução/Rede Social
Como informado em primeira mão pelo portal N1, Rafael Tcheba deixou a Secretaria de Cultura de Barão de Cocais. A portaria de exoneração foi assinada nesta terça (8) e, segundo o prefeito Geraldo Abade (PSD), a pedido do então secretário. O fato foi confirmado pelo próprio Rafael, em postagem na rede social. Segundo ele, "é com essa segunda e breve passagem pela SECULT que encerro (ou pauso) minha contribuição à vida pública cocaiense. Agradeço aos Pés de Pomba pela confiança e torço para que essa administração seja tão boa quanto as pessoas que estão à sua frente".
Confira o texto na íntegra:
Após meu pedido, saiu hoje minha exoneração.
Agradeço profundamente ao prefeito @abadeprefeito e ao seu vice @bruce_padovani_ pela honra de ter podido, mais uma vez, colaborar com o município de Barão de Cocais. Desta vez por um breve período, mas com grandes entregas.
A mais visível delas foi o Carnaval, que ocorreu de forma magnífica. Mas outras também estão em curso. A tão sonhada reforma administrativa da pasta, por exemplo, vai sair do papel e do discurso.
Isso porque entregamos à administração um projeto capaz de preparar o terreno para a diversificação econômica de Barão de Cocais no setor cultural e turístico.
E é com essa segunda e breve passagem pela SECULT que encerro (ou pauso) minha contribuição à vida pública cocaiense. Agradeço aos Pés de Pomba pela confiança e torço para que essa administração seja tão boa quanto as pessoas que estão à sua frente.
Agora, após varios anos de dedicação ao coletivo, entre a governança, a vereança e a militância, dedicarei meu tempo a projetos pessoais.
Obviamente, sigo à disposição e torço para o governo que tem a missão histórica de reconstruir a Administração Pública cocaiense. E não tenho dúvidas de que estamos bem representados.
Um abraço e um até logo! Obrigado!
Interino
Ainda em resposta à reportagem, foi destacado que o prefeito Geraldo Abade agradece a dedicação e ao trabalho desenvolvido por Rafael à frente da pasta, qualificado por ele como excelente. "Rafael foi um grande secretário, que conduziu com brilhantismo importantes projetos culturais para nosso município, como o sucesso do CarnaBarão 2025, que consolidou o evento como um dos mais importantes do calendário turístico regional", destacou.
Especificamente sobre quem assume a pasta da Cultura, é informado que, "para garantir a continuidade dos trabalhos, assume interinamente a pasta o secretário adjunto, João Lima". A justificativa é que João Lima, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, tem ampla experiência na área pública e profundo conhecimento das demandas culturais locais, atuando ativamente em iniciativas voltadas ao turismo e à preservação do patrimônio histórico do município. Por fim, a Prefeitura reforça que nenhum projeto ou evento cultural será afetado pela mudança. Conforme resposta à reportagem, "a administração municipal mantém seu compromisso com o segmento cultural e turístico de Barão de Cocais, assegurando que todas as ações planejadas seguirão em execução".