CMJM
PMJM
CMSGRA

Prefeitura de Santa Bárbara quer adquirir barco inflável, motosserra e drone para equipar a Defesa Civil

Executivo esclarece a necessidade de equipamentos modernos e eficientes para execução de atividades de prevenção, resposta e mitigação de desastres naturais e situações de emergência no território municipal

Por Redação/N1 em 14/04/2025 às 13:45:10

Barco a ser adquirido é semelhante ao da Defesa Civil de São Gonçalo do Rio Abaixo - Foto: Arquivo N1

A Prefeitura de Santa Bárbara publicou edital de licitação cujo objeto é a aquisição de equipamentos para reforço das atividades de prevenção, monitoramento e resposta a emergências realizadas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. O edital, que é divido em lotes, prevê a compra de duas motosserras, um barco inflável de no mínimo 3,80 m de comprimento, carreta para transporte rodoviário do barco, motor de popa, kit com quatro radiocomunicadores, drone com câmera de resolução 4k e guincho elétrico automotivo. O valor estimado, somando-se todos esses itens, é de R$ 94.679,49. O certame está agendado para o dia 29 de abril, às 9h, por meio da plataforma Licitar Digital.

Conforme justificativa que consta no edital, a aquisição dos bens é para atender às demandas operacionais da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). O Executivo esclarece a necessidade de equipamentos modernos e eficientes para executar suas atividades de prevenção, resposta e mitigação de desastres naturais e situações de emergência no território municipal. É citado que "as condições geográficas de Santa Bárbara, caracterizadas por relevo acidentado, cobertura vegetal densa e áreas sujeitas a enchentes e deslizamentos, demandam equipamentos adequados às necessidades operacionais da COMPDEC. Dessa forma, a aquisição dos equipamentos listados permitirá à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil aprimorar sua capacidade de resposta, tornando suas operações mais eficientes e seguras. Com isso, será possível minimizar os impactos de desastres naturais, proteger a população e preservar o patrimônio público e privado".

Comunicar erro
PMSGRA

Comentários

CMJM
Delegacia Virtual