CMJM
PMJM
CMSGRA

Monlevade: UBS Porte 3 será construída no bairro Loanda

Valor estimado no edital é de R$3,1 milhões e construção será por meio do Novo PAC

Por Redação/N1 em 14/04/2025 às 14:05:07

A construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) porte 3 é objeto de edital de licitação publicado pela Prefeitura de João Monlevade. A UBS será construída na avenida Luzia Brandão Fraga de Souza, no bairro Loanda, próximo ao campus da UFOP. A título de comparação de infraestrutura, a UBS Antônio Gonçalves (antiga Policlínica), com previsão de inauguração no final de abril, é do tipo III. A abertura das propostas está agendada para o dia 19 de maio, às 8h30, por meio da plataforma Licitar Digital. A obra também faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal.

A licitação é na modalidade menor preço global. O valor estimado para a construção é de R$ 3.193.591,24. Conforme consta no Estudo Técnico Preliminar, a necessidade de construção de uma UBS de porte 3 no bairro Loanda está diretamente relacionada à demanda crescente por serviços de saúde em determinadas regiões e à complexidade dos cuidados que a população exige. O Executivo cita que esse tipo de unidade é fundamental para ampliar o acesso à saúde, melhorar a qualidade do atendimento e reduzir a sobrecarga em unidades hospitalares, além de permitir a expansão das equipes de Saúde da Família (ESF), de Saúde Bucal (ESB), de multiprofissionais (eMulti) e de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Desta forma, será possível ampliar o acesso e a cobertura da Atenção Primária no Sistema Único de Saúde (SUS) não somente na região da UBS, mas em todo o município. A empresa vencedora da licitação terá 14 meses para executar a obra.

Novo PAC

João Monlevade foi contemplada com três obras PAC Seleções. Os investimentos foram anunciados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em evento realizado em Brasília, em março de 2024. João Monlevade foi contemplada com uma Creche/Escola de Educação Infantil, um Centro de Atenção Psicossocial do tipo 3 (CAPS III - confira matéria aqui), e uma Unidade Básica de Saúde (UBS de porte III). O anúncio ocorreu uma semana após o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT) ter visitado diversas autoridades do governo federal em Brasília.

Comunicar erro
PMSGRA

Comentários

CMJM
Delegacia Virtual