BANNER PMJM
cmjm 2

Vereadores cobram que cidades vizinhas ajudem no custeio ao Hospital Margarida

Dos 17 pacientes internados em leitos específicos Covid-19 no Margarida, seis são de outras cidades

Por Redação - Portal Notícia1 em 15/07/2021 às 19:16:13

Foto: Cíntia Araújo/Portal N1

Mais uma vez, vereadores da Câmara de João Monlevade pediram que municípios vizinhos auxiliem no custeio de despesas do Hospital Margarida. Marquinho Dornelas (PDT) e Leles Pontes (Republicanos), aproveitaram a presença da presidente da Câmara Municipal de Dionísio, Ivanise Castro (MDB), para fazerem a cobrança durante a reunião ordinária desta quarta (14).

Ivanise fez uso da Tribuna do Legislativo monlevadense. Ela destacou a importância da presença feminina em várias áreas, inclusive na política. A vereadora defendeu ainda que a Câmara se empenhe na criação da Procuradoria Especial da Mulher, assunto já discutido no Legislativo, inclusive com autoridades locais. Logo após a fala dela, Leles Pontes parabenizou a vereadora, e pediu que ela se empenhasse junto à Prefeitura de sua cidade, para que houvesse repasse financeiro ao Hospital Margarida, considerado polo na região. "Pacientes considerados graves de cidades da região são encaminhados para o hospital em João Monlevade. Somos polo. Apenas três cidades fazem doação mensal e pelo menos oito ou nove utilizam a nossa infraestrutura de saúde", declarou.

Marquinho Dornelas reforçou as palavras de Leles. "São três ou quatro cidades que ajudam o hospital, mas com R$0,50 por habitante. É um absurdo. Isso não ajuda nem um dia de custeio do CTI do Margarida", disse. Ainda segundo Dornelas, no início do ano, o Margarida estava com 180% de ocupação e Rio Piracicaba tinha R$50 milhões em caixa. "Quando o paciente está em estado grave, não tem como colocarmos dinheiro no pulmão dele. Se tem dinheiro em caixa e não ajuda o Hospital Margarida, que se trabalhe a estruturação das unidades de saúde de suas respectivas cidades", enfatizou Marquinho Dornelas.

A discussão referente ao auxílio financeiro das cidades da região ao Hospital Margarida ganhou força em especial devido a pandemia do novo coronavírus. A casa de saúde é referência em especial para a microrregião de saúde de João Monlevade e atende, além desta cidade, os municípios de Rio Piracicaba, Bela Vista de Minas, Nova Era e São Domingos do Prata, além de ser porta de entrada para acidentados, em especial da BR-381, considerada Rodovia da Morte. Em boletim epidemiológico divulgado na tarde de hoje (15), a casa de saúde informa que dos 17 pacientes internados em leitos de enfermaria ou CTI voltados para pacientes confirmados ou com suspeita de estarem com coronavírus, 11 são moradores de João Monlevade e seis são de fora da cidade.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM